Ref.: EmaPr24-001
Apresentador: Izaac Oliveira Andrade
Autores (Instituição): Andrade, I.O.(Universidade Federal do Ceara); Motta, M.F.(Universidade federal do Ceará);
Resumo:
O uso das metodologias ativas é crescente nos cursos de graduação no Brasil. Nessas metodologias, propõe-se que os conteúdos sejam incorporados pelos estudantes por meio das ações que praticam no processo de ensino e aprendizagem e não mais exclusivamente por exposição dos docentes. O estudante deve ser o protagonista do aprendizado. Este trabalho aplicou a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em uma das disciplinas do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC: Processamento de Materiais. A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos as características, propriedades e aplicações dos principais materiais utilizados em engenharia, assim como as técnicas de processamento. A Metodologia consistiu em apresentar para a turma um problema de egenharia metalúrgica, que tinha como objetivo avaliar a possibilidade de substituição do aço empregado na fabricação de trempes de fogão por outro de menor custo. Os alunos foram organizados em grupo, um lider e um secretário foram escolhidos para conduzir os trabalhos. Um aluno de pós-graduação e o professor da disciplina mediavam as discussões, mas sem interferirem nas dúvidas que surgiam nos debates entre os estudantes. Cada dúvida que surgia tornava-se novo tema de estudo para o próximo encontro do grupo. Como resultados das reuniões do grupo, diversas atividades foram realizadas, na busca pelas respostas das questões levantadas, como: elaboração de mapas conceituais; realização de ensaio de laminação, levantamento de propriedades mecânicas (tração e dureza), realização de tratamento térmico, preparação metalografica e caracterização de microestrutura por microscopia ótica. Ao final da atividade, pôde se constatar a motivação evidente na maioria dos alunos. Avaliação final consistiu de um relatório técnico, um seminário, a autoavaliação e a avaliação pelos pares. Praticamente todo o conteúdo previsto na ementa da disciplina foi trabalhado e revisto na solução do problema proposto.