<< Voltar

Ref.: EmaEgp24-014

Metodologia ativa como ferramenta no processo ensino-aprendizagem colaborativo aplicado na disciplina de Ciência de Materiais dos cursos de Engenharia

Apresentador: Pedro Henrique Maciel

Autores (Instituição): Oliveira, A.S.(Centro Universitário Christus); Maciel, P.H.(Centro Universitário Christus); Nascimento, A.R.(Centro Universitário Christus); Oliveira, C.B.(Centro Universitário Christus); Carvalho, E.V.(Centro Universitário Christus);

Resumo:
A formação dos engenheiros industriais exige o desenvolvimento de competências que envolvem um conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilita o egresso a executar atividades inerentes ao exercício profissional. No entanto, metodologias tradicionais de ensino não são suficientemente eficientes para estimular o desenvolvimento de competências que exigem a atuação dos estudantes como protagonista no processo de construção do conhecimento. Por isso, este estudo teve como propósito, descrever, por meio de um relato de experiência, a aplicação de uma atividade, utilizando a metodologia Team Based Learning (TBL), que avaliou a capacidade do aluno de projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar dados. Para isso, os alunos foram previamente apresentados aos conceitos teóricos. Em seguida, em sala, responderam individualmente um teste escrito. Por fim, em pequenos grupos, planejaram, produziram e avaliaram o compósito produzido com resíduos selecionados por eles mesmo. Qualitativamente, observou-se que a atividade promoveu um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, que proporcionou aos estudantes a oportunidade de desenvolver competências e habilidades relacionadas à comunicação, trabalho em equipe multidisciplinares e desenvolvimento e qualidade de produto.