<< Voltar

Ref.: MmeMcc44-009

ANÁLISE DO CAVACO E DA SUPERFÍCIE USINADA POR TORNEAMENTO EXTERNO DO AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO 304L

Apresentador: CARLOS EDUARDO COSTA

Autores (Instituição): COSTA, C.E.(Universidade Tecnolo feder parana); Imbrunísio, E.(Centro universitário Uninter); Staff, M.(Centro Universitário Uninter); Polli, M.L.(Universidade Tecnológica Federal do Paraná);

Resumo:
Estima-se que 30% do volume dos aços produzidos, são transformados em cavaco. Os cavacos são pequenas lascas de materiais tendo por característica principal a forma irregular, resultado da dinâmica do processo (parâmetros de usinagem – velocidade de corte, avanço e profundidade de corte, além das propriedades do material). Além destas influências, outras também contribuem para a formação do cavaco, como a rigidez do sistema (máquina, peça e ferramenta) e a pressão e volume do sistema de lubrirefrigeração. As situações acima citadas, dependendo de adequações, contribuem ou não, para a remoção do cavaco, assim como com a vida da ferramenta. Vida da ferramenta, é o tempo que mesma trabalha efetivamente removendo cavaco, gerando a geometria desejada sobre o material, transformando-o em peça. O aço inoxidável austenítico devido a sua composição possui propriedades importantes, com grande aplicação em indústrias petroquímicas. Porém os benefícios provenientes da composição química, são responsáveis pela baixa usinabilidade do material, gerando muitos estudos sobre o fato. Diante disso, este trabalho investiga por meio do torneamento externo, do aço austenítico 304L, em operação de desbaste e acabamento, analisando as superfícies geradas por meio da rugosidade superficial (rugosímetro digital), o estudo do cavaco (através do grau de recalque) e dos desgastes da ferramenta (através do MEV – microscópio eletrônico de varredura). Como conclusões iniciais, destaca-se uma relação direta da vida da ferramenta, com o comprimento de corte e a espessura do cavaco gerado (maior grau de recalque); crescimento da rugosidade, em função do comprimento usinado, causado pelos desgastes e aderência de materiais da peça sobre as superfícies e arestas de corte.