Ref.: MpoMcc37-001
Apresentador: Paulo Victor Fernandes
Autores (Instituição): Fernandes, P.V.(Universidade Federal de São Carlos); Scuracchio, C.H.(Universidade Federal de São Carlos); Soares, S.A.(Universidade Federal do Ceará); Uchoa, A.J.(Universidade Federal do Ceará); Barbosa, R.(Universidade Federal de São Carlos); Rocha, W.S.(Universidade Federal do Ceará);
Resumo:
A modificação do ligante asfáltico com borracha de pneus moída (asfalto-borracha) apresenta melhoria no desempenho do pavimento. Por outro lado, devido à sua alta viscosidade, ele apresenta problemas como dificuldade na trabalhabilidade e alto consumo de energia. Produzir partículas de borrachas como área superficial desvulcanizada e de tamanho menor possibilita eficiência nas diferentes propriedades de engenharia do material. Este trabalho tem como objetivo avaliar as propriedades reológicas do ligante modificado com borrachas de pneus pulverizadas e desvulcanizadas através do processo extrusão no estado sólido (SSSE). A análise granulométrica e fração solúvel são usados para investigar os efeitos da extrusão e da variação de temperatura do barril da extrusora (100 e 200°C). Para estudar o efeito nas propriedades físicas e reológicas do ligante asfáltico 50/70 modificado com borracha tratada por SSSE, ensaios de reologia de cisalhamento dinâmico (DSR) e de viscosidade rotacional foram realizados. Para isso, foram preparados três ligantes modificados com borracha de pneus (LGTR, LdGTR1, LdGTR2) com teor de 15 % de borracha sobre o peso do ligante. Os resultados mostram que as borrachas desvulcanizadas influenciam nas propriedades do ligante modificado, apresentando melhoria considerável em seu desempenho em altas temperaturas, enquanto a sua viscosidade é reduzida.