Ref.: MmeCa09-059
Apresentador: Argos Soares Silva
Autores (Instituição): Silva, A.S.(Universidade Federal de São Carlos); Coury, F.G.(Universidade Federal de São Carlos); Spinelli, J.E.(Universidade Federal de São Carlos);
Resumo:
As Ligas de Elemento Multi-Principal (LEMPs) e Ligas de Alta Entropia (LAEs) são uma classe inovadora de materiais. As ligas dessa classe se diferem por não possuírem um elemento de liga principal. Essas ligas consistem de soluções sólidas concentradas de diversos elementos de liga. Entre essas ligas se destaca o sistema CrCoNi, derivado da liga de Cantor, o qual apresenta várias composições e têm demonstrado propriedades notáveis, como resistência mecânica, ductilidade e resistência à corrosão. O desenvolvimento dessas ligas se focou na busca por composições que favoreçam a formação de estruturas cúbicas de face centrada (CFC). Entretanto, estudos indicam que ligas duplex desse sistema, caracterizadas por microestruturas que englobam fases cúbicas de corpo centrado (CCC) e cúbicas de face centrada (CFC), podem apresentar propriedades mecânicas excepcionais. O presente trabalho teve como objetivo a avaliação da influência da presença de uma segunda fase CCC na LEMP Cr44Co35Ni16Al5. Foram avaliadas também a influência da taxa de resfriamento na morfologia da microestrutura. A fabricação da liga se deu por técnicas de solidificação rápida e direcional com taxas de resfriamento. Foram utilizadas diferentes taxas de resfriamento nos experimentos de solidificação direcional. A avaliação das microestruturas nos permitiu correlacionar os parâmetros microestruturais e térmicos de solidificação para as ligas duplex do sistema CrCoNiAl com as suas propriedades mecânicas, emergindo como uma promissora abordagem para estabilizar a fase CCC e evitar a formação prejudicial da fase sigma. A avaliação das microestruturas da liga foi realizada na condição bruta de fusão por meio de técnicas como microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia de transmissão (MET). Adicionalmente, foram conduzidos ensaios mecânicos de dureza Vickers e ensaios de tração para avaliar as propriedades mecânicas. Esse projeto nos permitiu contribuir significativamente para o entendimento e avanço das propriedades dessas ligas inovadoras. Os resultados de dureza Vickers, tração e avaliação do espaçamento interdendritico, assim como as análises microestruturais das amostras na condição bruta de fusão permitiram avaliar o aumento das propriedades mecânicas da liga devido a presença da segunda fase e mudanças estruturais de processamento.