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Ref.: MmeCa06-015

AVALIAÇÃO DA MACROESTRUTURA DA LIGA AL–1,5%NI COM AS PROPRIEDADES ELÉTRICAS E MECÂNICAS APÓS TRATAMENTO TÉRMICO DE RECOZIMENTO A 280 °C POR 1H

Apresentador: Lailson Souza Meireles

Autores (Instituição): Meireles, L.S.(Universidade Federal do Pará); Marques, L.P.(Universidade Federal do Pará); Barbosa, A.R.(Universidade Federal do Pará); Prazeres, E.R.(Universidade Federal do Pará); Medeiros, A.L.(Universidade Federal de Pará); Silva, M.A.(Universidade Federal do Pará); COSTA, D.S.(Universidade Federal do Pará);

Resumo:
Em decorrência do desenvolvimento econômico e do crescimento populacional alcançado nos últimos anos, nota-se a necessidade de melhorar a eficiência energética do país. Diante deste cenário, é desejável procurar alternativas para reduzir o sucateamento das linhas de transmissão. Perante ao exposto, foi realizado este estudo visando avaliar a correlação das macroestruturas nas propriedades elétricas e mecânicas da liga de Al - 1,5%Ni, tratada termicamente por recozimento a 280 °C e com intervalo de tempo de 1 hora, avaliando os efeitos do tratamento térmico de recozimento sob estas propriedades, correlacionando os resultados obtidos com a literatura e avaliar se são viáveis para aplicação em redes de transmissão e distribuição de energia elétrica. Foi utilizado método de fundição convencional partindo do alumínio com pureza de 99,8%, adicionando 1,5% níquel, em seguida foram retiradas amostras para análise macroestrutural da liga, o restante do material foi usinado para diminuição do diâmetro de 22 mm para 18,5 mm, posteriormente laminados para produção dos fios com diâmetro de 3 mm, ademais foi separado amostras para realização do tratamento térmico de recozimento, na temperatura de 280 °C durante o tempo de 1 hora, após esses processos as amostras foram submetidas a ensaio de condutividade elétrica e resistência mecânica. Os resultados obtidos na análise das macroestruturas revelaram que a liga Al - 1,5%Ni apresentou grãos equiaxiais, resultando em muitos contornos de grãos, que provocaram resistência para a passagem de corrente elétrica. O ensaio de condutividade elétrica revelou um crescimento na condutividade em função do aumento de temperatura. Contudo, analisando os dados do ensaio de tração, nota-se que o tratamento térmico não foi eficaz por ocorrer uma diminuição considerável no limite de resistência à tração (LRT) da liga, sugerindo que o material após o tratamento térmico se torna menos resistente e mais dúctil. Infere-se que, para a utilização de fios para cabos de transmissão de energia, o tratamento térmico não foi eficaz, pois as perdas no LRT foram acima de 10%, estando fora dos padrões exigidos pelo protocolo COPEL.