<< Voltar

Ref.: MceMge32-009

Síntese, caracterização estrutural, morfológica, magnética e aplicação na eletrólise da água de nanoestruturas de monóxido de cobalto (CFC-CoO)

Apresentador: Emanuele Vicente Silva

Autores (Instituição): Morales, M.A.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE); Silva, E.V.(Universidade federal do Rio Grande do Norte); Lima, J.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE); Raimundo, R.A.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Macedo, D.A.(Universidade Federal da Paraíba); Checca, R.(Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas); Paesano Jr., A.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte);

Resumo:
O monóxido CoO cubico de face centrada (CFC) tem aplicação em vários campos tecnológicos. Porém, a síntese de nanocristais de CFC-CoO é um desafio. Parte da dificuldade na sintese do CFC-CoO puro se deve à formação dos óxidos de hcp-CoO e Co3O4. Além disto, existe a possibilidade de ocorrer a formação de nanocristais de cobalto metálico. Neste trabalho apresentaremos a síntese de CFC-CoO de 3 nm de diâmetro, estudaremos as suas propriedades estruturais, morfológicas e magnéticas. Do ponto de vista eletrocatalítico, as nanopartículas de CFC-CoO apresentou um baixo sobrepotencial de 278 mV vs RHE em J = 10 mA/cm², inclinação de Tafel de 97 mV dec-1, CDL de 10 mF, ECSA de 250 cm². Estes resultados posicionam o monóxido de cobalto nanoestruturado com os melhores catalisadores à base de óxidos cobalto relatados na literatura.