Ref.: MCoCa08-033
Apresentador: Gleisa Pitareli
Autores (Instituição): Silva, C.F.(Faculdade de Tecnologia de Mauá); Pitareli, G.(Faculdade de Tecnologia de Mauá); Silva, E.S.(Faculdade de Tecnologia de Mauá); Moreno, M.d.(Faculdade de Tecnologia de Mauá);
Resumo:
Atualmente, danos ao meio ambiente, causados em parte pelo descarte incorreto de itens poliméricos, é um problema de grande relevância sob o ponto de vista ambiental, proveniente da má gestão de resíduos sólidos dentre outros fatores, sendo publicado o primeiro relato da presença de partículas poliméricas no ambiente em 1972. Em paralelo, as vantagens da adoção de materiais poliméricos em substituição aos metálicos e cerâmicos não pode ser desconsiderada, e estudos de mercado apresentam um crescimento consistente do consumo deste tipo de material e sua adoção nos mais variados segmentos. Com o aumento da preocupação sobre as consequências ecológicas da presença de resíduo de materiais poliméricos em diferentes ecossistemas, trazemos como foco neste trabalho, a reciclagem de redes de pesca produzidas em poliamida (PA) que após sua vida útil, são descartadas incorretamente, buscando assim, uma possível aplicação para esse resíduo. As propriedades mecânicas de materiais poliméricos apresentam forte correlação com a composição, com a aditivação e com o processamento do material. Neste trabalho foi estudado individualmente a influência da adição de fibra de vido picotada e do resíduo de PA (rede de pesca descartada) em uma matriz de poliuretano (PU) rígido, convencionalmente utilizado na fabricação de gabinetes, carenagens, molduras entre outros. Foram ensaiadas formulações contendo 2,5 % e 5,0 % do material aditivado na matriz de PU rígido, comparando as propriedades observadas no ensaio de tração, segundo a norma ASTM D638. Através da análise da curva resultante do ensaio de tração, foi possível determinar o modulo de elasticidade Young (E), tensão de escoamento, tensão de ruptura e deformação máxima, ductilidade e a tenacidade do material.
De modo geral, considerando os valores de Resistência à Tração no ponto de máximo, para as quatro amostras aditivadas, foi visto que a adição de fibra de vidro apresentou melhor resultado comparando com a PU com adição de resíduo de rede de pesca. A formulação de 2,5 % de fibra de vidro apresentou o valor de resistência a tração máxima de 33,93 MPa, sendo 11,2 % superior quando comparado ao PU com adição de 2,5% de rede de pesca, demonstrando maior adesão da fibra de vidro com a matriz polimérica.