Ref.: EmaEgp24-010
Apresentador: Tomaz Toshimi Ishikawa
Autores (Instituição): Nascimento, L.d.(Universidade Federal de São Carlos); Leiva, D.R.(Universidade Federal de São Carlos); Zanotto, M.A.(Universidade Federal de São Carlos); Lopes, M.S.(Universidade Federal de São Carlos); Ishikawa, T.T.(Universidade Federal de São Carlos);
Resumo:
A engenharia de materiais é de suma importância para o desenvolvimento técnico e científico, uma vez que envolve estudos acerca das propriedades, estrutura, processamento e aplicação dos materiais. Ela se coloca como uma engenharia habilitadora, por abrir caminhos que se relacionam com diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, ressalta-se a importância acerca da formação e educação em engenharia de materiais. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar como a participação dos estudantes na empresa júnior referente ao curso de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a ‘Materiais Júnior’, causa um impacto positivo em sua formação profissional como engenheiros, promovendo competências indispensáveis para o perfil de um engenheiro a partir do envolvimento do aluno com a empresa e o Movimento Empresa Júnior (MEJ). A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da UFSCar e foi realizada com alunos e ex-alunos do curso de engenharia de materiais da UFSCar que participaram ou ainda participam da Materiais Júnior. A captação das informações foi realizada através de formulários digitais, nos quais foram obtidos dados qualitativos e quantitativos referentes ao desenvolvimento dos respondentes dentro do projeto de extensão em questão. De acordo com os resultados da pesquisa, a participação dos alunos na extensão universitária os auxilia no desenvolvimento de competências conforme preconizados pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs). Assim, aprendizagem em sala de aula é facilidade em decorrência desse desenvolvimento, além de contribuir significativamente para a permanência no curso.