<< Voltar

Ref.: MCoErec01-002

PAINEL DE PARTÍCULAS MULTICAMADAS PRODUZIDO COM CANA-DE-AÇÚCAR, POLIETILENO TEREFTALATO (PET) RECICLADO E RESINA POLIURETANA DERIVADA DE ÓLEO DE MAMONA (PUR)

Apresentador: Rodrigo Andraus Bispo

Autores (Instituição): Bispo, R.A.(Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira); Camargo, B.d.(Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira); Rodrigues, F.R.(Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira); Christoforo, A.L.(Universidade Federal de São Carlos); Mello da Silva, S.A.(Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira); Akasaki, J.L.(Universidade Estadual Paulista, Campus de Ilha Solteira);

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi produzir painéis de partículas multicamadas com resíduos agroindustriais lignocelulósicos e polietileno tereftalato (PET) reciclado, aglutinados com resina poliuretana derivada de óleo de mamona (PUR) e avaliar suas propriedades físicas e mecânicas. Os painéis multicamadas (heterogêneos) foram compostos por três camadas denominadas de camada superior (CS), camada central (CC) e camada inferior (CI). As camadas externas do painel: CS e CI foram dimensionadas com os mesmos materiais constituintes nas mesmas proporções – cana-de-açúcar (CA) e PUR – enquanto que a CC foi constituida por madeira de pínus (MP) e PUR. As partículas de MP foram substituidas parcialmente por PET obtido da reciclagem de garrafas plásticas e incluido na produção dos paineis em forma de lamelas. Foram propostas as seguintes proporções de mistura para três grupos de painéis estudados: P1: CS=CI=100%CA+10%PUR / CC=100%MP+10%PUR; P2: CS=CI=100%CA+10%PUR / CC=60%MP+40%PET+10%PUR; P3: CS=CI=100%CA+10%PUR / CC=40%MP+60%PET+10%PUR. Os materiais particulados foram homogenizados e prensados para a produção dos painéis em ambiente controlado quanto à temperatura e pressão (T=160°C, P=5N/mm²). Os painéis produzidos foram avaliados quanto às propriedades físicas de densidade (D), teor de umidade (U), inchamento em espessura (I) e absorção de água (A) e propriedades mecânicas como módulo de ruptura (MOR), módulo de elasticidade (MOE) e tração perpendicular (TP). O teste de contraste de médias de Tukey, ao nível de significância de 5%, foi utilizado para verificar a influência do teor de PET nas propriedades físicas e mecânicas dos painéis estudados. Os resultados indicaram que os painéis produzidos atenderam às exigências mínimas estabelecidas pelos documentos normativos brasileiro ABNT NBR 14810-2 (2018), americano ANSI A208.1 (2022) e europeu EN 312 (2010) figurando como alternativa com menor impacto ambiental aos painéis empregados pela indústria moveleira e da construção civil.