Ref.: MCoMac09-002
Apresentador: YOGENDRA PRASAD YADAVA
Autores (Instituição): da Rocha, B.A.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Santos, F.E.(Universidade Federal de Pernambuco); Araújo, G.M.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); YADAVA, Y.P.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO);
Resumo:
Os bocais de exaustão das turbinas a gás do setor aeroespacial têm constante necessidade de alcançar maior eficiência operacional, vida útil prolongada e redução de emissões. Para atingir esses objetivos, é necessário o emprego de materiais capazes de suportar condições exigentes. Os compósitos cerâmicos destacam-se como solução para tais desafios, na forma de revestimentos de barreira térmica (TBCs). Sua baixa condutividade térmica e alto ponto de fusão possibilitam reduções significativas na temperatura do metal, em até 140 °C, permitindo que as superligas de níquel e cobalto, comumente utilizadas em turbinas a gás, suportem temperaturas mais elevadas e diminuindo a dependência dos sistemas de refrigeração No entanto, devido à fragilidade intrínseca dos materiais cerâmicos, são utilizados aditivos, como os óxidos de terra rara, para garantir maior estabilidade química, resistência mecânica e tenacidade à fratura aos compósitos. Neste estudo, foram desenvolvidos compósitos cerâmicos de zircônia-alumina (ZrO2-Al2O3) reforçados com óxidos de terra rara, céria (CeO2) e lantânia (La2O3) através de processamento termomecânico. As propriedades estruturais, microestruturais e comportamento mecânico dos compósitos foram caracterizadas por DRX, MEV e microdureza Vickers a fim de determinar o seu potencial como revestimento de barreira térmica no setor aeroespacial. Os resultados das análises mostram que ambos os compósitos têm bom potencial para aplicação como TBC, mas o compósito 92%ZrO2-5%Al2O3-3%Ce2O3 teve melhor desempenho para a fabricação de revestimentos de barreira térmica.