Ref.: MpoBel08-001
Apresentador: Renivaldo José dos Santos
Autores (Instituição): Rocha, J.A.(Universidade Estadual Paulista); Hiranobe, C.T.(Universidade Estadual Paulista); Tolosa, G.R.(Universidade Estadual Paulista); Hiranobe, M.F.(Universidade Estadual Paulista); Mukuno, J.S.(Universidade Estadual Paulista); Filgueira, M.d.(Universidade Estadual Paulista); Melo, D.d.(Universidade Estadual Paulista); Araujo, S.d.(Universidade Estadual Paulista); Job, A.E.(Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia); dos Santos, R.J.(Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia e Ciências);
Resumo:
As lentes oftálmicas desempenham um papel vital não apenas na correção visual, mas também na estética e no estilo de vida. A indústria, em resposta a essa demanda crescente, oferece uma ampla gama de opções, desde lentes corretivas até as mais avançadas, que incorporam tecnologia de ponta e designs inovadores. Contudo, esse aumento considerável na produção de lentes oftálmicas acarreta um efeito colateral preocupante: o aumento do descarte desses produtos. Esse problema se agrava quando esses materiais, frequentemente compostos por plástico e outros elementos não biodegradáveis, são descartados de maneira inadequada, podendo resultar em danos ao meio ambiente. Diante dessa realidade, foram desenvolvidos compósitos utilizando borracha natural de padrão vietnamita (BNV) combinada com resíduo de lente oftálmica (RLO) em diferentes proporções (0, 10, 20, 30, 40 e 50 phr – per hundred rubber). Os compósitos foram preparados conforme as diretrizes ASTM D3182, utilizando um misturador aberto de cilindros, e foram posteriormente submetidos a análises reométricas de acordo com a Norma ASTM D2084. As propriedades avaliadas incluíram densidade, dureza (na escala Shore A), resistência à abrasão e resistência à tração. Os resultados das análises reométricas indicaram que os torques mínimos e máximos aumentaram com a adição de cargas, estando diretamente relacionados à viscosidade e à formação de ligações cruzadas, respectivamente. A presença das cargas não afetou o tempo ótimo de cura. Tanto a densidade quanto a dureza aumentaram com a adição de cargas, devido ao aumento de massa para um mesmo volume e à restrição da mobilidade das cargas na matriz polimérica, o que resulta em um compósito mais rígido. A adição de cargas também levou a uma redução na resistência à abrasão, devido à diminuição na interação entre as cargas e a matriz, resultando em uma maior aglomeração das cargas e, consequentemente, menor resistência ao atrito. Nos ensaios de resistência à tração, foi possível adicionar até 20 phr de RLO na matriz polimérica sem uma perda significativa nas propriedades de tensão e deformação. Conclui-se, portanto, que o compósito de BNV/RLO exibe propriedades mecânicas satisfatórias, ao mesmo tempo em que contribui para a economia circular e a sustentabilidade ambiental.