Ref.: MmeCo15-002
Apresentador: Roberta Gaidzinski
Autores (Instituição): Tapanes, N.d.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Perez, R.S.(UFRJ); Silva, F.R.(Universidade do Estado do Río de Janeiro); Gaidzinski, R.(Universidade do Estado do Río de Janeiro); Santana, A.I.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro);
Resumo:
A pesquisa avalia a influência das impurezas contidas nos combustíveis e biocombustíveis produzidos e utilizados no Brasil sobre os aços microligados nacionais, de forma de propor a formulação de novos materiais que proporcionem maior resistência mecânica e química, redução de custos, e possam ser utilizados em motores, tanques de armazenamento e equipamentos de processo da Indústria do Petróleo, Gás e os Biocombustíveis.
Os combustíveis base diesel autorizados pela ANP para ser utilizadas no Brasil: diesel S10 e diesel marítimo puros e suas misturas com diferentes concentrações do biocombustíveis foram avaliadas em contato com um aço microligado. Técnicas como o planejamento de experimentos utilizando o Statistica’14 e técnicas gravimétricas foram utilizadas para estudar a resistência à corrosão destes materiais aos compostos de enxofre, ácidos e outras impurezas contidas nestas misturas, assim como a estabilidade a oxidação dos combustíveis em contato com estes materiais.
Considerando como variáveis de resposta a taxa de corrosão, a acidez e a oxidação dos combustíveis, os resultados do planejamento de experimentos mostraram estatisticamente que o teor de biodiesel, o uso de antioxidantes e o teor de enxofre são variáveis significativas