Ref.: MceFsu08-002
Apresentador: Anderson Geraldo Marenda Pukasiewicz
Autores (Instituição): Pukasiewicz, A.G.(Universidade Tecnológica Federal do Paraná); dos Santos, L.E.(Universidade Tecnológica Federal do Paraná); Siqueira, I.B.(Lactec); Zanella, I.G.(LACTEC); Sabino, E.B.(Universidade Tecnológica Federal do Paraná);
Resumo:
A busca pela evolução e melhoria contínua é o que tem impulsionado a humanidade a se desenvolver e encontrar soluções alternativas para os problemas modernos, e o segmento metalúrgico não é diferente. Uma das maneiras encontradas para otimizar o ciclo de vida dos produtos fabricados diz respeito aos tratamentos superficiais, dentre os quais podem ser citados os de aspersão térmica, como por exemplo o High Velocity Oxy-Fuel (HVOF). Esse estudo em questão, visa compreender melhor as características do HVOF e os seus impactos no perfil da fratura e na resistência à tração dos materiais. Para a elaboração do projeto de pesquisa descrito no presente artigo, utilizou-se o substrato de Cr3C2-25NiCr em corpos de prova de SAE 1045, aplicando espessuras de camada de 25?m, 50?m e 100?m. Para a avaliação dos corpos de prova, optou-se por realizar um ensaio de resistência a tensão pelo modo de falha de tração e posteriormente os corpos de prova foram analisados microscopicamente, primeiro por um microscópio ótico para avaliar a superfície da fratura e, como etapa subsequente, via microscópio de varredura eletrônica, para caracterizar as principais regiões da fratura. Observou-se uma maior valor de tensão de escoamento nas amostras com revestimentos de 25 e 50 ?m de espessura. Quanto à tensão máxima, o maior valor obtido corresponde ao corpo de prova com 50?m de espessura e o menor valor encontrado pertence ao corpo de prova com 100?m de espessura de camada de revestimento.
Analisando-se o fator de redução de área, identificou-se que a espessura de camada que registrou menor diminuição de área da seção transversal foi a dos corpos de prova com 50?m de espessura de revestimento, e a maior redução de área encontrada pertence aos corpos de prova com 100?m.
Através dos registros microscópicos, foi possível observar o aumento do perfil de fratura frágil na região fraturada, acompanhando o crescimento da espessura de camada, enquanto a região de fratura dúctil central ao corpo de prova apresentou um comportamento dúctil. Além disso, identificou-se o cisalhamento ocorrido na região de interface entre o substrato de Cr2C3 e o metal base, o qual caracterizou a fratura final do corpo de prova.