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Ref.: MmePr09-019

AVALIAÇÃO DOS DEFEITOS ENCONTRADOS PARA A SUPERLIGA DE NÍQUEL IN625 IMPRESSA POR LPBF

Apresentador: Osvaldo Mitsuyuki Cintho

Autores (Instituição): Terasawa, A.(Universidade Estadual de Ponta Grossa); Walchaki, G.(Universidade Estadual de Ponta Grossa); BREKAILO, T.(Universidade Estadual de Ponta Grossa); de Castro, M.(Universidade Estadual de Ponta Grossa); Cintho, O.M.(Universidade Estadual de Ponta Grossa);

Resumo:
A superliga de níquel Inconel 625 (IN625) possui alta resistência mecânica, porém devido à sua alta dureza e baixa condutividade térmica, esta superliga é considerada de difícil usinagem. A manufatura aditiva é uma alternativa de processamento para a liga IN625, pois apresenta muitas vantagens em relação ao processo convencional de obtenção de peças, entre elas estão a economia de material e a obtenção de geometrias complexas com maior facilidade de processamento. A técnica conhecida como fusão a laser em leito de pó (LPBF) utiliza uma cama de pó metálico e um feixe direcionado de laser para realizar a construção das camadas. A alteração de um ou mais parâmetros de impressão pode resultar em materiais com propriedades diferentes, como arranjo microestrutural, densidade, acabamento superficial e também pode gerar diferentes defeitos de fabricação. Neste trabalho foram impressas amostras de IN625 variando a velocidade de impressão, 500, 600, 650 e 700 mm/s, e variando a distância entre as linhas de impressão, hatch space, 80, 85, 90, 100, 110 e 120 ?m. A impressora utilizada foi a Mlab cusing R Concept Laser/GE com laser de 100W. Os defeitos encontrados em diferentes combinações de parâmetros de impressão foram avaliados por microscopia óptica e microscopia eletrônica. Utilizando microscopia óptica pode-se observar a porosidade devido à falha de fusão e ao aprisionamento de gás. O mapeamento de EBSD pode examinar esses defeitos, os quais mostraram que a microestrutura próxima à porosidade por aprisionamento de gás apresenta microestrutura refinada, indicando que sua origem é a microestrutura inicial do pó metálico. As amostras impressas com velocidade de 650 mm/s, hatch space de 80 ?m e espessura de camada de 25 ?m apresentaram a melhor densidade 99,96%.