<< Voltar

Ref.: MmeCa23-009

Estudo da solidificação sob fluxo transiente de calor em forno direcional e sua influência na estrutura e propriedade de resistência mecânica da liga Al-4% Cu -13%Ni.

Apresentador: Lorena Greice Oliveira da Gama

Autores (Instituição): Oliveira da Gama, L.G.(Instituto Federal do Pará); Lobo, R.B.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará); Pinto, M.B.(Instituto Federal de Educação, Ciência); Silva, M.V.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará); da Silva, N.S.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará); Nascimento, L.d.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará);

Resumo:
Desde a antiguidade o descobrimento de novos materiais trouxe prosperidade e tecnologia. O estudo dos materiais é de fundamental importância para a humanidade, pois conhecer as propriedades de um material e sua aplicação pode contribuir em avanços tecnológicos e na criação de novos materiais para indústria. Os metais têm muita importância para a sociedade, uma vez possuem grandes aplicações em várias áreas do conhecimento. As ligas de alumínio são atraentes por combinar-se com a maioria dos metais, além de possuir como característica baixa densidade e boas propriedades, como resistência mecânica, visam boa aplicabilidade industrial, são materiais de engenharia. Usando um forno de solidificação unidirecional e inserido dentro deste uma lingoteira com seis termopares acoplados em pontos distantes da base de extração de calor, foi possível estudar a influência da taxa de calor bem como a velocidade da isoterma líquidus sobre a estrutura e propriedade mecânica de dureza em pontos específicos do lingote da liga ternária Al-4% Cu- 13%Ni. Tais pontos são medidos pela distância entre os termopares e a interface por onde o calor é extraído. Os resultados mostram, que os valores de taxa de calor e da Isoterma Líquidos diminuem em relação a interface até os confins do corpo de prova. Ao longo do lingote os valores de dureza caem, devido à diminuição da do espaçamento entre as dendritas encontradas na estrutura.