Ref.: MmeMeim05-003
Apresentador: Everton Maick Rangel Pessanha
Autores (Instituição): Pessanha, E.M.(Universidade Estácio de Sá); Duarte Filho, M.(Universidade Estácio de Sá); da Silva, R.d.(Universidade Estácio de Sá);
Resumo:
Este projeto de Pesquisa desenvolveu um sistema medidor de consumo de energia elétrica residencial BIFÁSICO, não invasivo, em tempo real, fornecendo os valores de potência consumida e seu valor monetário, de acordo com a tarifa informada pelo próprio usuário, através de interface homem-máquina. O protótipo desenvolvido partiu de uma utilização da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino (o qual foi objeto de estudo de pesquisa e iniciação científica, onde obteve êxito com aluno apresentando trabalho de conclusão de curso dentro do assunto da pesquisa), e migrou para uma interface com linguagem HTML (para disponibilização de dados em nuvem e uso de IoT - Internet das coisas). O dispositivo para a medição foi elaborado com o apoio do laboratório de eletricidade e eletrônica pertencente ao curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá, Campus Campos dos Goytacazes/RJ.
O protótipo permite, através de uma interface, que qualquer usuário faça uma medição em tempo real do consumo elétrico em uma instalação elétrica residencial, possuindo geração fotovoltaica ou não, para que se tenha a real noção de quanto é o gasto com o consumo em determinado instante. Após isso, obter inovação tecnológica para o protótipo já construído, com o uso dos dados remotamente, sendo utilizados em nuvem ou em aplicativo.
Objetivo geral:
Obtenção de Inovação tecnológica para o protótipo de medição de consumo de energia elétrica em tempo real com a placa Orange Pi, com o uso de IoT (Internet das coisas), fazer com que ele se comunique em tempo real através de wi-fi para uma nuvem de dados (através de protocolos de rede), e implementar um aplicativo para isso.
Objetivos específicos
• Realizar o monitoramento remoto, via aplicativo de celular ou web;
• Criação de uma interface e aplicativo para celulares, afim de o usuário ter liberdade para acompanhar os dados de sua medição em um computador pessoal, tablet e/ou celular.
Materiais e métodos:
O projeto teve como base a pesquisa na literatura como também em manuais técnicos dos equipamentos similares, para o desenvolvido da inovação do protótipo. Depois da pesquisa sobre a teoria envolvida, o protótipo foi desenvolvido, e posto à prova em simulações e validação para verificação de seu desempenho. Este novo protótipo mantém ainda como base a placa Arduino, como visto no trabalho advindo de iniciação científica do Araújo (2021), para efeitos de comparações e validações; e terá outra placa/shield, para uso das inovações; e sensores e componentes para a prototipagem.
Resultados obtidos:
O Projeto alcançou seus objetivos de agregar conceitos de IoT à medição de consumo elétrico em tempo real. Com isso pode disponibilizar os dados de consumo de um cliente hipotético em um servidor em nuvem, e o mesmo acessá-lo de forma remota. Isso foi de grande valia, que apesar de percalços, conseguiu finalizar o que foi proposto. Agradeço à Universidade Estácio de Sá e ao Programa de Pesquisa Produtividade pelo apoio dispensado.