<< Voltar

Ref.: MCoPr06-001

Desenvolvimento de compósitos híbridos fibra de vidro/ fios de alumínio/ resina epóxi por enrolamento filamentar para equipamentos de alta tensão.

Apresentador: Milena Gomes Ferreira

Autores (Instituição): Ferreira, M.G.(Universidade Federal de Itajubá); Di Benedetto, R.M.(Universidade Federal de Itajubá); Faco, H.B.(Universidade Federal de Itajubá); Silvano, T.F.(Universidade Federal Itajubá); Ancelotti Júnior, A.C.(Universidade Federal de Itajubá);

Resumo:
O objetivo deste estudo é fabricar compósitos pela técnica de enrolamento filamentar para aplicação em equipamentos elétricos de alta tensão. A primeira etapa constituiu no desenvolvimento de um molde por impressão 3D com raio de curvatura compatível com aparelhos indutores para a fabricação das amostras. A segunda etapa foi fabricar os laminados híbridos de tecido e roving de fibra de vidro, fios de alumínio e resina epóxi de modo a avaliar a porosidade, espaçamentos entre os fios metálicos, compactação e qualidade do material. Para tanto, corpos de prova foram submetidos a ensaios de ultrassonografia, microscopia óptica e ensaios mecânicos. As principais dificuldades observadas foram a presença de porosidade e vazios que comprometem a impregnação da matriz e, portanto, a molhabilidade das fibras de reforço. Desta forma, a otimização do processamento por enrolamento filamentar foi capaz de reduzir significativamente os defeitos observados e aumentar as propriedades mecânicas e a qualidade do material.