Ref.: MmeMac35-001
Apresentador: Rodrigo de Siqueira Bicudo
Autores (Instituição): Bicudo, R.d.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Miranda, F.S.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Petraconi, G.(INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA); Leite, D.M.(Technological Institute of Aeronautics); da Silva Sobrinho, A.S.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica);
Resumo:
A liga Inconel 718 destaca-se amplamente na fabricação de ferramentas, motores de foguetes, turbinas a gás, bombas, reatores nucleares e veículos espaciais devido às suas propriedades notáveis como resistência à corrosão, elevada durabilidade contra desgaste, superior soldabilidade e excepcional tolerância à ruptura por fluência em temperaturas de até 700°C. Contudo, a sua performance em termos de resistência ao desgaste e à corrosão sofre reduções significativas em condições de alta umidade e temperatura, impactando negativamente sua vida útil. Este estudo se concentra na deposição do bissulfeto de molibdênio sobre o Inconel 718 por meio do processo High Velocity Suspension Plasma Spraying (HVSPS), visando sua aplicação como lubrificante sólido. Neste sentido serão explorados a influência dos parâmetros de deposição, tais como: a potência da tocha, tempo de deposição, distância entre o plasma e a amostra, na composição química, estrutural e de adesão dos filmes depositados. Para isso, serão realizadas as caracterizações dos recobrimentos por meio das técnicas de Microscopia Óptica (MO), Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectroscopia Raman (ER), Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia de Energia Dispersiva (MEV/EDS) e o Teste de Risco (Scratch Test - ST). Resultados iniciais já demonstraram filmes com excelente uniformidade e aderência robusta ao substrato, enquanto outras avaliações prosseguem atualmente.