Ref.: EmaEgp24-008
Apresentador: Renata Ayres Rocha
Autores (Instituição): Trombini, V.(Universidade Federal do ABC); Rocha, R.A.(Universidade Federal do ABC);
Resumo:
A proposta do projeto “Estudos Interdisciplinares em Materiais Cerâmicos” do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do ABC foi estruturada para apresentar a área de materiais cerâmicos para alunos de graduação e para aumentar o interesse por temas interdisciplinares relacionados a materiais cerâmicos e vidros e tem como objetivo consolidar o conhecimento na área de materiais cerâmicos e vidros, e consequentemente melhorar a aprendizagem, e também incentivar os alunos nas escolhas de temas para iniciação científica, trabalho de graduação, pós graduação e área profissional de atuação, com base nas áreas de aplicação dos materiais cerâmicos, com abordagem interdisciplinar, inclusive em aplicações nas quais não se espera encontrar um material cerâmico. Ainda espera-se incentivar a análise crítica com relação às características, propriedades e aplicações dos materiais cerâmicos e vidros e promover a leitura, análise e entendimento de textos científicos e técnicos na área. As atividades iniciais do projeto foram realizadas no formato de grupos de estudos, coordenadas por docentes e auxiliados por alunos monitores. Para a formação e execução de um grupo de estudos, espera-se, para o bom desenvolvimento do trabalho, que a equipe seja comprometida com o tema e com a regularidade dos encontros, compartilhando informações, ideias, dúvidas, opiniões e habilidades. Para o desenvolvimento dos temas de estudos e discussão, é importante, além da escolha do tema e interesse dos alunos, a definição dos objetivos que se espera com este tipo de atividade. O projeto passa pela sua primeira reestruturação, incorporando nas suas atividades visitas técnicas, palestras com profissionais da área e oficinas. A interdisciplinaridade também está presente na formação dos alunos participantes, tanto de outros cursos da UFABC como de cursos na área de materiais de outras instituições, no caso das atividades online. A percepção dos participantes das atividades mostrou que as estratégias de divulgação são importantes para apresentar o projeto e consolidar os objetivos de cada uma delas, que deve estar claro qual é a dedicação necessária para os participantes dos grupos de estudos, assim como não se deve esperar uma aula de reforço, e sim um espaço na universidade no qual seja possível discutir sobre temas interdisciplinares na área de cerâmicas e vidros, sem a necessidade de avaliação formal.