Ref.: MCoDe12-002
Apresentador: Daniella Regina Mulinari
Autores (Instituição): Mulinari, D.R.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Conceição, M.O.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Silva, B.A.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Saboia, M.M.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro);
Resumo:
Cerca de 1,5 bilhão de unidades são geradas anualmente de resíduos de borracha de pneus (WTR) que são constantemente descartados no meio ambiente com algumas alternativas de reutilização. Portanto, os métodos de recuperação da borracha e a transformação desses resíduos em um produto com boa relação custo-benefício têm ganhado atenção. Com o objetivo de minimizar a utilização de recursos fósseis e contribuir para uma melhor economia circular, foi analisada a utilização de partículas de WTR (5-20% em peso) em espumas de poliisocianurato (PIR) à base de óleo de mamona sob envelhecimento natural para promover uma visão holística de todos os fatores envolvidos no desempenho das espumas. As propriedades morfológicas, térmicas, químicas e mecânicas foram determinadas antes e depois da exposição ao ar livre para observar o impacto da fotooxidação e hidrólise. O aumento da viscosidade do pré-polímero durante o carregamento da borracha produziu espumas de maior densidade com tamanhos de células menores do que as espumas puras, cujo tamanho médio das células aumentou após o intemperismo. A borracha contribui para melhorar o comportamento compressivo nas amostras não expostas e após a exposição, os resultados sugerem que a degradação pode atuar no aumento da densidade de reticulação mesmo com as alterações estruturais apresentadas como amarelecimento e vazios. Em relação à estabilidade térmica, a borracha promoveu uma ligeira deterioração na capacidade de resistir ao fluxo de calor antes e depois do intemperismo. FTIR e UV-vis mostraram alterações na estrutura química como rearranjo da rede Photo-Fries, cisão aleatória da cadeia Norrish I e cisão ? Norrish II.