Ref.: MCoErec08-022
Apresentador: Renato Reis Monteiro
Autores (Instituição): Monteiro, R.R.(Universidade Estadual de Santa Cruz); Fornari Jr, C.C.(Universidade Estadual de Santa Cruz);
Resumo:
Cargas de reforço são materiais de considerável importância na engenharia de materiais, devido ao reforço que podem transmitir na construção de compósitos de borracha, plástico e termofixos. O Negro de Fumo é uma carga de importância única, devido as suas características físico e químicas, estimando-se o seu consumo em U$ 18,8 bilhões no ano de 2023,. Entretanto, o Negro de Fumo é oriundo de fonte não renovável e obtido pela pirólise de óleos minerais. A substituição do Negro de Fumo por outras cargas ecologicamente mais corretas, é um alvo da ciência, em um esforço e busca da continuidade do sistema produtivo que atualmente utilizamos. As fibras vegetais, são polímeros lignino celulósicos de grande abundância e ecologicamente corretos, seja na produção natural ou final de uso, por ser biodegradável. Em muitas aplicações, as fibras vegetais podem formar compósitos poliméricos, entretanto, o elevado desempenho em relação as propriedades, depende da melhor interação entre a matriz e a fibra. Nesse trabalho foi investigado a influência do Negro de Fumo N-339 associado a fibra de coco micronizada com partículas de tamanho de 325 mesh. Foram c confeccionados compósitos com variação de Negro de Fumo (1, 2, 4%) e 15% em peso de fibra micronizada, em relação ao poliéster isoftálico insaturado. As fibras e o Negro de Fumo foram cisalhados mecanicamente em almofariz por 20 minutos, de forma a forçar uma maior aproximação entre os dois constituintes. Após a mistura física, as cargas foram misturadas a resina poliéster. O poliéster foi reticulado com peróxido de metil-etil-cetona na proporção de 1,5% p/p. Os compósitos foram avaliados quanto as propriedades mecânicas, seguindo a norma ASTM D3039, D790 e D256. A presença do Negro de Fumo proporcionou uma maior interação com as partículas de fibra vegetal, que resultou em melhorias nas análises de tração dos compósitos.