Ref.: MmeCo14-027
Apresentador: Susana Marraccini Giampietri Lebrão
Autores (Instituição): Moraes, V.T.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); Lebrão, S.M.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); Lebrão, G.W.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); LARA, J.A.(Centro Universitário Fundação Santo André); SILVA, G.G.(Instituto Mauá de Tecnologia); Silva, F.d.(Instituto Mauá de Tecnologia);
Resumo:
Sabendo da importância do aço para a indústria automotiva na fabricação de escapamentos e da soldagem como principal meio de união de materiais metálicos, realiza-se o estudo a fim de avaliar os fatores que influenciam na ocorrência e no grau de sensitização nos aços inox AISI 409 e AISI 439, utiliza-se o método Ensaio potencio dinâmico de duplo loop(DL-EPR), seguindo a norma ASTM G108 para gerar as curvas de polarização, observou-se que na avaliação do grau de sensitização das peças o melhor desempenho do aço 439 em relação ao 409 e do arame tubular em relação ao arame solido, verificou-se também que as peças depois de passarem por um ciclo de fadiga térmico e mecânico não tendem a aumentar sua tendência à sensitização.