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Ref.: MmeCa08-017

COMPARAÇÃO ENTRE CHAPAS UNIDAS MECANICAMENTE POR CLINCHING E ADESIVAÇÃO POLIMÉRICA PARA USO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

Apresentador: Susana Marraccini Giampietri Lebrão

Autores (Instituição): Moraes, V.T.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); Lebrão, S.M.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); Lebrão, G.W.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); CARVALHO, L.B.(Instituto Mauá de Tecnologia); LARA, J.A.(Centro Universitário Fundação Santo André);

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo a comparação entre chapas de aço SAE 1020 galvanizadas unidas pelos processos mecânicos de clinching e adesivação polimérica, para uso na indústria automotiva. Para isso, foram realizados ensaios de tração, além de caracterização por macroscopia e microscopia eletrônica de varredura. O estudo se faz necessário visto que os mecanismos de união em questão diminuem o peso das juntas e vêm sendo cada vez mais utilizados na indústria. Observou-se baixa resistência à tração do clinching em relação ao adesivo, mas devido à menor área de união, sua tensão à tração é maior. Além disso, a união híbrida não resulta na soma das resistências de junções apenas por adesivo ou clinching.