Ref.: MmeMac24-001
Apresentador: Gabriele Cristina Charameda Pereira
Autores (Instituição): Pereira, G.C.(Fatec); Brito, A.A.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Costa, G.J.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Costa, F.J.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo);
Resumo:
A startup aeroespacial brasileira BRENG Engenharia e Tecnologia, está estudando a tecnologia de Sistemas de Propulsão Hipersônica Aspirada (HAP) como parte integrante do INCT-PRO-HYPER (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em HAP) e da rede de pesquisa universitária PROCAD DEFESA, administrados pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv) do Comando da Aeronáutica (COMAER). O sistema HAP estudado pela BRENG, denominado Veículo Hipersônico Vector (VHV), é baseado no motor de ciclo combinado com combustão supersônica (“scramjet”) e propulsão a laser. Durante o voo hipersônico, o motor “scramjet” promove compressão e desaceleração do ar atmosférico por meio de ondas de choque oblíquas/cônicas. O “scramjet" é um motor aeronáutico sem partes móveis integrado como parte do veículo aeroespacial, para acelerar o ar em velocidades supersônicas e depois queimar combustível (hidrogênio) em uma câmara de combustão. O objetivo deste trabalho é realizar a seleção preliminar de materiais para sistemas HAP para voo atmosférico a 30 km de altitude com velocidade correspondente a número de Mach 7.