Ref.: EmaMge11-001
Apresentador: Juliana Esteves Fernandes Cieslinski
Autores (Instituição): Cieslinski, J.E.(Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"); Centamori, B.d.(Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho");
Resumo:
As atividades humanas afetam diretamente as emissões de carbono na atmosfera, impactando a qualidade de vida e o meio ambiente. Entre as fontes mais comuns com origem nas atividades humanas temos a queima de biomassa, de combustíveis fósseis, a produção industrial e a atividade agropecuária.
O Brasil é internacionalmente conhecido pela produção de bioenergia (etanol combustível) e grande produtor agrícola e florestal. Entretanto, há em contrapartida grande geração de biomassa (resíduos) que poderiam ser utilizados para geração de energia. Resta a pesquisa da biomassa mais eficiente (energética e ambiental) para este propósito.
Propriedades físico-químicas, como poder calorífico, são essenciais para avaliar o potencial energético de combustão sob pressão atmosférica, entre outros fatores relevantes devem se considerar os teores de voláteis, cinzas e carbono fixo, que são obtidos a partir da análise imediata. Portanto, com este trabalho, realizou-se a caracterização química imediata e a determinação do poder calorífico superior de palha de milho e casca de eucalipto, resíduos abundantes na região de Itapeva/SP onde está localizada a UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".