<< Voltar

Ref.: MCoMac36-001

PRODUÇÃO E ESTUDO DE COMPORTAMENTO MECÂNICO DE COMPÓSITOS DE MATRIZ CERÂMICA ZIRCÔNIA-LANTÂNIA-TITÂNIA PARA REVESTIMENTO DO SISTEMA DE EXAUSTÃO DE MOTOR DO SETOR AEROESPACIAL.

Apresentador: Filipe Eliakine Santos

Autores (Instituição): Santos, F.E.(Universidade Federal de Pernambuco); da Rocha, B.A.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Araújo, G.M.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Sanguinetti Ferreira, R.A.(Universidade Federal de Pernambuco); YADAVA, Y.P.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO); Domingues, R.O.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte);

Resumo:
O setor aeroespacial compreendido pelo setor de defesa, aeronáutico e espacial é um ramo industrial que expressa bastante valor tecnológico e financeiro em seu produto final. O sistema de exaustão dos veículos espaciais, especificamente o bocal de exaustão, têm sido alvo de pesquisas que visam melhorar sua eficiência e tempo de vida útil. São construídos de superligas de titânio e alumínio que são resistentes a ambientes oxidantes e de elevadas temperaturas. No entanto, não são totalmente imunes a esses efeitos degradantes que diminuem a sua resistência mecânica e tempo de vida útil. Afim de proteger os bocais, cerâmicas à base de zircônia têm sido utilizadas como escudo térmico, diminuindo o stress térmico e mecânico do substrato. Porém, como a maioria dos materiais cerâmicos, a zircônia em sua fase monoclínica apresenta fragilidade e, afim de promover o aumento da tenacidade, óxidos estabilizantes são adicionados à zircônia para mantê-la na fase tetragonal onde ocorre a tenacidade por transformação. Neste trabalho, compósitos cerâmicos de zircônia-titânia-lantânia foram produzidos por processos termomecânicos. Os óxidos foram misturados em porcentagem por peso e a mistura foi levada à moagem no moinho de bolas por doze horas, compactados numa matriz circular sob uma pressão de doze toneladas por cm², durante sete minutos. Após, sinterizadas a uma temperatura de 1350°C durante vinte e quatro horas. A estrutura, microestrutura e propriedades mecânicas dos discos sinterizados foram caracterizados por DRX, microscopia eletrônica de varredura e dureza Vickers. Nos difratogramas de ambas as amostras, notou-se a formação do compósito com picos característicos para cada fase bem como, a estabilização da fase tetragonal da zircônia em temperatura ambiente. A microestrutura da amostra 2, apresentou graõs mais refinados e dureza média de 137,17 Vickres. Este refinamento pode ser atrelado ao maior percentual de titânia e lantânia. Ambas as amostras não mostraram nenhum elemento contaminante no EDS. Porém, a amostra 2 apresentou melhor desempenho para ser aplicada como revestimento cerâmico na turbina do sistema de exaustão no setor aeroespacial.