Ref.: MmeMcc06-001
Apresentador: JOSÉ GERALDO DE ARAUJO SILVA
Autores (Instituição): SILVA, J.D.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO); ARAUJO, L.T.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO); GOUVEIA, A.C.(UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO); Inoue, H.(Universidade Federal de São João Del Rei); Moraes, G.V.(Mineração Santa Elina); Daumas, G.O.(Instituto tecnológico da Aeronáutica); Santos, H.C.(União das Faculdades do Mato Grosso); LACERDA, J.C.(Universidade Federal de Itajubá); Souza, E.L.(Universidade Federal de São João Del Rei);
Resumo:
A escolha do sistema estrutural para edificações industriais deve ser realizada em função dos esforços oriundos das máquinas e equipamentos ali presentes, sempre obedecendo aos princípios básicos da engenharia estrutural e aos preceitos normativos. Em muitos casos, o engenheiro calculista considera a norma por demais conservativa, não considerando os limites propostos para deformação de vigas e colunas, o que causa efeitos de segunda ordem, efeitos estes que têm grande influência sobre os equipamentos. As consequências de uma concepção estrutural equivocada aliada à não observância dos valores normativos são o desbalanceamento e desalinhamento, o que causa o desgaste de rodas, quebra de mancais, manutenção excessiva, finalizando com a falha do equipamento. O preço a ser pago (em termos materiais, quando se analisa apenas o patrimônio), quando se despreza os preceitos básicos da engenharia estrutural e da ciência dos materiais pode parecer pequeno, mas quando computado todos os valores envolvidos, chega-se a uma quantia muito grande quando comparada ao valor inicial do investimento. Quando se trata de falhas de equipamentos que causam perda de vida humana, o valor é incalculável, uma vez que a vida humana não tem preço. Este trabalho apresenta um estudo de caso onde a tipologia estrutural adotada para uma edificação (galpão industrial com ponte rolante), não fora a mais adequada, o que levou ao desalinhamento dos trilhos e consequentemente ao desgaste excessivo do conjunto trilho/rodas do carro de translado e à necessidade de grandes ciclos de manutenção. Ao final do trabalho são propostas soluções para as patologias encontradas.