Ref.: MpoMss03-002
Apresentador: Vinícius Gomes de Sousa Duarte
Autores (Instituição): de Sousa Duarte, V.G.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Amorim, M.L.(Universidade Federal do Rio Grande Do Norte); Silva, A.d.(Universidade Federal do Rio Grande Do Norte); Cardoso, R.A.(Universidade Federal do Rio Grande Do Norte); Silva, L.C.(Universidade Federal do Rio Grande Do Norte); Dias, A.M.(Universidade Federal do Rio Grande Do Norte);
Resumo:
A calibração de trenas é extremamente importante para realizar as correções e ajustes necessários, garantindo que as trenas de fitas amplamente usadas em medições lineares na indústria e para fins gerais atendam às condições requeridas. Para que a trena cumpra com as exigências normativas, é importante que ela esteja esticada sobre uma bancada plana e horizontal durante a calibração. Entretanto, o fato de o mecanismo de extensão e recolhimento da fita ser manual resulta em um procedimento de calibração, que já é demorado, menos eficiente ainda e com repetições de movimentos que são fisicamente desgastantes para o operador. Nesse contexto, o objetivo geral do presente trabalho é implementar um sistema de mobilidade para controlar o movimento das fitas de aço, reduzindo o tempo de calibração, minimizando erros e proporcionando mais conforto ao operador. Dessa forma, foi projetada uma caixa de engrenagens poliméricas, fazendo-se valer do fato de que essas engrenagens são pouco exploradas pela literatura. O material escolhido foi a poliamida 6, comercialmente conhecida como nylon, tendo em vista suas propriedades autolubrificantes, baixa densidade, facilidade de processamento e baixo custo. Apesar disso, descrever o comportamento mecânico e térmico desses materiais é desafiador. Sua viscoelasticidade e forte dependência com a temperatura impõe limitações de carga e de velocidade de operação, tornando, assim, arriscado o uso de tabelas para tentar descrever o comportamento imprevisível desses materiais. Neste trabalho, portanto, o sistema redutor foi modelado em um software CAD e em seguida foi realizada uma análise por elementos finitos fazendo uso do software Abaqus para simular o comportamento termomecânico dos materiais poliméricos na aplicação em engrenagens. Os resultados da simulação são compatíveis com o que foi calculado a partir da equação básica de Lewis, o que indica que é possível dimensionar engrenagens poliméricas para aplicações de situações mais brandas.