Ref.: MmeMss40-002
Apresentador: Rodrigo Ramos Barbosa
Autores (Instituição): Barbosa, R.R.(Escola Politécnica USP); Sarzosa, D.F.(Universidade de São Paulo); Kawata, F.S.(Cummins); Almeida, R.N.(Cummins); Lazorek, F.C.(Cummins); Stefani, A.M.(Cummins);
Resumo:
O processo de soldagem vem sendo amplamente utilizado em diversos segmentos da indústria, como a naval, nuclear e automotiva em consequência das inúmeras vantagens que esse processo oferece, como a flexibilidade no projeto, menor peso e custos. Apesar destas notáveis propriedades, a integridade e desempenho de juntas soldadas são afetadas por descontinuidades, tensões residuais e deformações não desejadas oriundas do processo. Somadas a outros efeitos de carregamentos, geometria, material e condições de serviço, as juntas soldadas podem ter falhar prematuras e até mesmo catastróficas. A estimativa precisa destes efeitos é decisiva para a vida em serviço das estruturas soldadas.
Neste estudo é proposto um método numérico experimental para análise da integridade estrutural na junta soldada considerando os efeitos de tensão residual oriundas do processo de soldagem na vida a fadiga dos componentes. As tensões residuais e seus efeitos na vida a fadiga serão analisadas a partir de modelagem numérica do processo de soldagem utilizando o método dos elementos finitos (MEF). Os resultados serão comparados com medições de tensão residual por difração de raios X. O relaxamento da tensão residual devido ao carregamento cíclico também será analisado. As temperaturas durante o processo de soldagem serão medidas por meio de termopares para comparação com o MEF. A vida a fadiga será calculada utilizando códigos de projeto de fadiga Eurocode 3, para comparação com o método proposto e com os resultados de laboratório. As amostras serão confeccionadas utilizando o processo de soldagem MAG, chapas de aço-carbono SAE1022 e junta tipo T será considerada. A aplicabilidade deste método e suas contribuições para garantia da integridade estrutural do projeto de junta serão apresentados e discutidos.