Ref.: MceFsu11-001
Apresentador: Marcus Venicio da Silva Fernandes
Autores (Instituição): Fernandes, M.V.(Universidade Federal do Cariri); da Silva, L.R.(Universidade Federal do Ceará);
Resumo:
O fósforo é um nutriente essencial em ambientes aquáticos, onde os comportamentos geoquímicos dos íons fosfato têm sido objeto de numerosos estudos em várias áreas. A liberação do fósforo sedimentar acelera a eutrofização, alguns lagos são naturalmente eutróficos. Este aumento na concentração de nutrientes degrada seriamente o ecossistema aquático e compromete o uso da água para abastecimento público, industrial, pesca, agricultura e recreação. A remoção adsortiva de fosfato em ambientes aquosos é promissora, devido a possibilidade de modificação química de argilas permitir o desenvolvimento do seu uso para diversos tipos de aplicações tecnológicas (como por exemplo, adsorvente), agregando valor a esse abundante recurso natural, tornando-o assim um adsorvente mesoporoso eficiente e de baixo custo. Dentre os vários fatores possíveis, a influência da razão OH–/Al3+ (1.8, 2.0, 2.2 e 2.4) de agentes policatiônicos intercalantes nas características estruturais e adsortivas, e a temperatura em processos de adsorção de fosfato em meio aquoso, são parâmetros avaliados na presente pesquisa.
As amostras de vermiculita natural (Vnat) foram pré-tratadas, e para obtenção de material adsorvente foram intercaladas com solução oligomérica de alumínio e alumínio-lantânio obtida com NaOH 0,2 mol/L, AlCl3. 6H2O 0,2 mol/L e LaCl3. 7H2O 0,2 mol/L, misturado na proporção: [OH-] / [Al13+] = 1,8, 2,0, 2,2 e 2,4. Em erlenmeyer de 125mL foram colocados em suspensão 30 mg e 200 mg de amostra por 50 mL de solução de fosfato na concentração de 0,2 a 1,0 mg/L, sob agitação orbital por 1h e 2h, em temperaturas de 20, 25, 30, 40 e 50ºC.
Os resultados dos processos de adsorção de fosfato em meio aquoso, demonstraram que a amostra com razão OH–/Al3+ = 2.0 (V-2.0-OHAl), apresentou melhor eficiência de remoção de fosfato (91,2%) a 25ºC, e maior estabilidade da eficiência de remoção com variação da temperatura a 50ºC. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a utilização de agentes intercalantes com diferentes razões OH–/Al3+, pode gerar alterações nas características estruturais e texturais, que possivelmente causam diferentes mecanismos de adsorção podendo aumentar a eficiência no processo de adsorção de fosfato aquoso.
Os resultados dos testes adsorção demonstraram que a razão OH–/Al3+ não influenciou consideravelmente na capacidade de adsorção de fosfato, sendo tal resultado relevante, pois as condições experimentais de síntese da amostra (V-2.0-OHAl) são menos ordinárias que as das amostras com maior razão OH–/Al3+, tornando assim sua síntese menos complicada e com menor custo em relação as outras, e também observou-se que a amostra (V-2.0-OHAl) sofreu menos influência do aumento da temperatura de adsorção.