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Ref.: MmeCa40-008

Análise da viabilidade prática na reutilização direta de chapas de aço ASTM A131 descomissionadas no reparo de embarcações

Apresentador: Bruno Hugo Dos Santos Melo Silva

Autores (Instituição): Silva, B.D.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Covas, L.C.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Cunha, B.A.(Universidade Federal do Rio de Janeiro); Werner, H.F.(Universidade Federal do Rio de Janeiro); Gurova, T.(Universidade do Estado do Rio de Janeiro);

Resumo:
O descomissionamento e desmantelamento de embarcações são atividades bastante importantes na indústria naval. Por ano, cerca de 700 embarcações são destinadas para desmantelamento em todo o mundo, porém, grande maioria delas recebe como destino final cemitérios de navios onde o desmantelamento é feito de forma irregular. E buscando soluções mais sustentáveis, temas como consumo responsável de recursos e responsabilidade ambiental vem ganhando bastante relevância para indústrias e para diversas áreas da sociedade. Sendo assim, este presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo teórico-experimental sobre problemas atrelados ao descomissionamento e desmantelamento de embarcações e da aplicação de soldagem de reparo utilizando chapas de aço oriundas de uma embarcação desmantelada visando comprovar sua reutilização. Foram utilizadas amostras de chapas de aço ASTM A131 grau A descomissionadas e novas, ambas com espessuras de 9,5mm e com medidas apropriadas, o eletrodo revestido utilizado foi o 7018. Esse tipo de aço naval é comumente utilizado no costado de embarcações. Foi realizado um rasgo em ambas as amostras utilizando um maçarico de oxigás simulando uma trinca. Posteriormente foi feita a deposição de material pelo método de eletrodo revestido, o tipo de solda foi solda de topo com chanfro em V. A superfície do material foi preparada adequadamente e realizado o polimento mecânico. Foram realizados uma série de análises, incluindo metalografia, ensaios não destrutivos (visual e dimensional, líquido penetrante, dureza e tensão residual) e ensaios destrutivos como de tração e dobramento, a fim de obter resultados qualitativos e quantitativos visando qualificar o aço ASTM A131 para uma possível reutilização na manutenção e reparo de embarcações.