Ref.: EmaEte17-001
Apresentador: Paulo Donato Frighetto
Autores (Instituição): Frighetto, P.D.(Instituto Federal de São Paulo); Segheto, Y.(Instituto Federal de São Paulo); Oliveira, J.A.(Instituto Federal de São Paulo);
Resumo:
Esse trabalho aborda o projeto e a construção de um equipamento para medir a resistência à abrasão em tubos de aço carbono revestidos com Inconel 625 em altas temperaturas. Estes tubos são utilizados na construção de coifas fixas para resfriamento de gases expelidos durante processo de fundição de aço em metalúrgicas. O resfriador de gases tem como função resfriar os gases provenientes do processo de fundição antes de serem filtrados pelos filtros mangas e expelidos ao meio ambiente. O principal componente construtivo são tubos revestidos com Inconel 625. Esta é uma liga de níquel-cromo-ferro, com resistência a altas temperaturas, boa resistência mecânica e elevada resistência a corrosão e oxidação. O trabalho compara as propriedades de abrasão do Inconel 625 com as do aço carbono base do tubo, tanto em temperatura ambiente como a 300°C, 600°C e 900°C. A metodologia consistiu em colocar amostras de aço carbono e de Inconel dentro de um forno adaptado e nas temperaturas desejadas. A adaptação consistiu em retirar a porta do forno para que uma ferramenta de abrasão, acionada por uma furadeira elétrica portátil, pudesse interagir com as amostras previamente fixadas no interior do forno. Para evitar a perda de calor, um tijolo refratário com um orifício onde pudesse passar a haste da ferramenta foi colocado no lugar da porta do forno. Um peso com massa de 4Kg foi colocado na ferramenta para aumentar a carga para a abrasão. As amostras foram pesadas em balança analítica antes e após cada ensaio de abrasão para medir a perda de massa. Os resultados indicaram que o Inconel foi bem mais resistente à abrasão que o aço carbono em todas as temperaturas testadas. Também ficou demonstrado que quanto maior a temperatura dos ensaios realizados, maior foi o desgaste no aço carbono, porém, o desgaste decresceu ligeiramente com a temperatura no caso do Inconel. Conclui-se que como metodologia de ensino de ciência e engenharia de materiais, o equipamento construído foi eficiente, servindo como base para a construção de um próximo equipamento com mais recursos tecnológicos.