Ref.: MmeEte26-002
Apresentador: Murilo Souza Alves Junior
Autores (Instituição): Sancho, E.O.(Universidade de Fortaleza); Alves Junior, M.S.(Universidade de Fortaleza); Dias, J.P.(Universidade de Fortaleza); Pacheco, J.O.(Universidade de Fortaleza); Souza, A.L.(Universidade de Fortaleza);
Resumo:
A queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel, emite gases tóxicos e poluentes como o monóxido e o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, além de fuligem. Diferentemente dos carros com motor a combustão, os veículos elétricos não emitem carbono quando estão em uso, reduzindo assim, a emissão de um grande responsável pela poluição do ar e pelo fenômeno conhecido como efeito estufa. Os carros elétricos possuem baterias no lugar do tanque de combustível, de modo que não precisa ser abastecido com combustíveis; para isso é necessário conectá-lo a uma estação de carregamento (eletroposto) para realizar a recarga da bateria. Contudo, a possibilidade de gerar sua própria energia, quando estão em movimento, pela conversão de energia cinética em energia elétrica, pode ser viável, mediante a utilização do sistema de amortecimento mecânico do veículo, constituindo assim uma proposta inovadora que contempla um dos grandes desafios da atualidade: a sustentabilidade.