Ref.: MmeCa12-002
Apresentador: Gustavo Jean da Costa
Autores (Instituição): Costa, G.J.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Brito, A.A.(Instituto Tecnológico de Aeronáutica); Costa, F.J.(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo); Lima, M.S.(Instituto de Estudos Avançados);
Resumo:
Os veículos hipersônicos aeroespaciais dotados de sistema de propulsão supersônica com ar aspirado, Scramjet, enfrentam ambientes extremamente severos durante o voo por carregamentos térmicos e aerodinâmicos. Uma das possibilidades é a utilização de materiais avançados com memória de forma (shape memory alloys, SMAs) que permitam obter o envelope ótimo de voo. Desta forma, faz-se necessário o estudo detalhado da aerotermodinâmica da entrada de ar do motor scramjet que atendam aos requisitos para aplicação de SMAs sem que haja o comprometimento da eficiência do motor scramjet, levando em consideração: i) projeto da entrada de ar (camada-limite, onda de choque oblíqua e onda de choque oblíqua refletida); ii) temperatura da parede da carenagem e da rampa de compressão e; iii) velocidade supersônica na câmara de combustão. A aplicação de SMAs visam, além de manter a eficiência do motor scramjet em ponto de projeto desejado, permitir que o motor opere em condições fora do ponto de projeto desejado, ampliando sua faixa de operação em termos de velocidade, número de Mach e altitude. O objetivo deste trabalho é a realização da simulação computacional do aquecimento aerodinâmico, considerando a configuração externa de sistema de propulsão hipersônica aspirada para voo atmosférico a 30 km de altitude com velocidade correspondente a número de Mach 7.