Ref.: MCoCo09-001
Apresentador: Hector Reynaldo Meneses Costa
Autores (Instituição): Costa, H.R.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); SOUZA, D.D.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); NETTO, J.D.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca); MARCELINO, L.R.(Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca);
Resumo:
Ao longo dos anos, as indústrias enfrentaram dificuldades na construção de grandes estruturas devido a sua montagem, por exemplo, nos setores automotivos e aeronáuticos. A fim de solucionar isso, tais estruturas são realizadas por meio da fabricação de pequenas peças, sendo a sua montagem realizada por juntas ou uniões coladas. No entanto, devido aos problemas de concentração de tensões, tempo de processamento e custo final do produto, as empresas estão implementando o método de juntas adesivas, as quais dependem da resistência do adesivo e de sua área de colagem. Além de apresentarem distribuições uniformes de tensão ao longo da superfície, boa rigidez, resistência a fadiga e redução de peso da estrutura. Nos últimos estudos, a junta mais utilizada é a sobreposição simples devido à facilidade de produção e baixo custo. Todavia, há a necessidade de melhoria nas propriedades mecânicas e corrosivas. Desse modo, com o intuito de diminuir esses aspectos negativos, as últimas pesquisas realizaram esses processos com nanomateriais. Assim, com o objetivo de estudar o retardado da corrosão desses componentes e alinhado com a crescente demanda e interesse desse estudo nas áreas industriais, o presente trabalho utilizou adesivo do tipo AR345 de dois componentes e, posteriormente, realizou os experimentos utilizando o mesmo tipo de adesivo com adição de nanotubos de carbono para analisar seus impactos nas propriedades mecânicas através de ensaio de tração e resistência a corrosão (ensaio de polaridade). O substrato utilizado foi chapa galvanizada com revestimento de zinco puro. Somado a isso, as amostras foram submetidas a três diferentes preparações de superfície de lixamento diferentes (0, 45 e 90 graus) e foram imersas em água salina por três períodos distintos com o intuito de verificar como esses parâmetros iniciais impactaram na corrosão dos corpos de prova. No final, também foram feitas avaliações microestruturais via microscopia ótica (MO) e eletrônica de varredura (MEV). Os resultados indicam que a adição de nanotubos de carbono melhoram as propriedades de resistência a corrosão, com regiões com menos regiões corroídas e melhores propriedades mecânicas, quando comparado com resultados obtidos nas condições sem a presença de nanotubos, pois aumenta a condutividade elétrica, melhorando a qualidade da junta. Outra contribuição foi mostrar a importância da distribuição de nanotubos, após a sua adição . A distribuição uniforme é importante pois evita a formação de clusters, regiões preferências de propagação de trinca.