Ref.: MmeCa06-009
Apresentador: Carlos Vinícius Bianchi Domingues
Autores (Instituição): Domingues, C.V.(Universidade Estadual Paulista); Diaz, J.A.(Universidade do Estado de São Paulo - Campus de São João da Boa Vista); Brito, C.(Universidade Estadual Paulista); Bove, O.(Universitat Politècnica de Catalunya); Cavalcante, T.R.(Universidade de São Paulo); Vaz, R.(Centro de Proyección Térmica); Cano, I.G.(Centre de Proyección Térmica - CPT - Universidad de Barcelona); Santos, D.P.(Universidade Estadual Paulista); Borges, J.S.(Universidade Estadual Paulista);
Resumo:
A indústria aeroespacial e aeronáutica são dois grandes setores que demandam uma constante corrente de inovação e, consequentemente, de fortes pesquisas que venham a impulsionar seu desenvolvimento, propondo assim uma transformação disruptiva e contínua. Sendo assim, o campo da engenharia de materiais se mostra extremamente próspero e importante para ambas as áreas. Ligas de alumínio são amplamente empregadas no desenvolvimento de dispositivos e estruturas aeronáuticas e aeroespaciais, promovendo assim uma área de pesquisa muito rica sobre tal. Para a fabricação de uma liga de alumínio, bem como outras, pode-se adotar diferentes processos, com cada qual mostrando suas benesses ao projeto, impactando-o de formas diferentes. Assim, o estudo se apresenta com a fabricação apenas da liga de maneira fundida, ou seja, as-cast.
Nesse sentido, o trabalho visa estudar o comportamento de uma liga Al3%Mg-1%Si em peso, comparandoa com uma liga de referência, Al 7075-T6. Para a pesquisa empregou-se o uso de tratamentos térmicos baseados nas classes T4 e T6, sendo estes processos de solubilização e envelhecimento, respectivamente. Através da variação dos parâmetros de tempo e temperatura, buscou-se a melhor combinação de parâmetros para o aprimoramento mecânico da liga, neste caso, a dureza. Para avaliação das características obtidas, foram realizados procedimentos de metalografia, como corte, embutimento, lixamento e polimento, seguido de caracterização microestrutural por microscopia ótica. A partir das imagens obtidas, foram realizadas
medidas de espaçamento dendrítico secundário (?2), bem como da porcentagem de partículas de compostos intermetálicos (IMC). Após estas medidas, foi investigada a maneira pela qual os tratamentos acarretaram mudanças quanto a formato e tamanho de grão, dado que estes parâmetros se mostram de grande relevância ao comportamento mecânico do material. A caracterização mecânica deu-se por meio da avaliação da evolução da microdureza do material com os parâmetros de tratamento térmico adotados. Com base nos resultados analisados, foi possível identificar que a liga experimental de Al, 3% de Mg e 1% de Si apresentou, com o tratamento térmico de envelhecimento, melhores resultados com relação a desempenho mecânico e microestrutural, comparados aos processos compostos também por solubilização para aplicações que exijam maiores esforços mecânicos.