Ref.: EmaErec11-002
Apresentador: Evelyn Elias Cruz
Autores (Instituição): Cruz, E.E.(Universidade Federal do Cariri);
Resumo:
Os destiladores são equipamentos essenciais e necessários para o desempenho das atividades diárias da maioria dos laboratórios, contudo, o seu simples funcionamento está atrelado ao desperdício de um volume significante de água de resfriamento que é diretamente direcionada ao esgotamento sanitário.
A água dos destiladores possui boa qualidade, podendo ser armazenada e reutilizada para fins não potáveis. Desse modo, o objetivo principal da pesquisa é identificar ações que auxiliem na redução do desperdício. Para tanto, foi desenvolvido um sistema de reuso simples e econômico como proposta para serem executados nos laboratórios.
O objetivo geral desse trabalho foi propor possibilidades de reuso da água descartada durante o processo de operação dos destiladores, em laboratórios do campus de Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Além disso, o volume e qualidade da água a serem reutilizadas sejam satisfatórios, portanto, foram quantificados o valor das vazões de desperdício e produção do destilador, o tempo de utilização do equipamento e selecionados dez parâmetros físico-químicos para serem analisados, como por exemplo, potencial hidrogênio (pH), condutividade elétrica, salinidade, sólidos totais dissolvidos, dureza total, entre outros, e os resultados obtidos foram comparados com as recomendações estabelecidas pela legislação brasileira que foi utilizada como critério de conformidade e aceitação.
Após o término do estudo, constatou-se que no melhor cenário são desperdiçados aproximadamente 470 L de água por hora de funcionamento do equipamento, e que, assim como era esperado, a água possui características físico-químicas adequadas, ou seja, os aspectos considerados fundamentais foram correspondidos, e consequentemente, o sistema de reuso deve ser implementado para auxiliar na redução do desperdício.
Conforme analisado no presente trabalho de pesquisa, a água descartada apresenta-se em quantidade e qualidade relevante, e as características técnicas e econômicas também são satisfeitas, cujo investimento inicial seria compensado em aproximadamente cinco meses, propiciando assim que o sistema de reuso proposto possa ser implementado para o armazenamento e posterior reuso da água.
Acredita-se que com a operacionalização do sistema haja uma redução considerável no volume de água que seria apenas desperdiçado. Sendo assim, seria interessante continuar realizando o monitoramento do uso do destilador, registrando sua demanda mensal e comparando com o volume que de fato foi armazenado e recebeu um novo uso, com isso, quantificando o desempenho do sistema.