Ref.: MmeCa03-003
Apresentador: Paulo Cesar Guardiola
Autores (Instituição): Guardiola, P.C.(Instituto Federal de São Paulo); Souza, C.M.(Universidade Presbiteriana Mackenzie); Oliveira, R.R.(IPEN); Dantas, R.D.(Instituto Federal de São Paulo); Seriacopi, V.(Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia); Junior, W.d.(Instituto Federal de São Paulo);
Resumo:
A evolução da manufatura aditiva, ao longo dos anos, tem revolucionado a indústria de materiais e processos da engenharia, proporcionando novas oportunidades para a criação de componentes complexos e personalizados com uma variedade de materiais. Entre esses materiais, a liga Ti-6Al-4V vem sendo utilizadas em vários setores industriais como no setor automotivo, aeroespacial e na área biomédica. A fadiga é um fenômeno onde ocorre a falha devido à aplicação de cargas cíclicas. Neste estudo, visa-se avaliar a resistência à fadiga das próteses da liga Ti-6Al-4V fabricadas por manufatura aditiva por meio de fusão por leito de pó utilizando a tecnologia de fusão feixe de elétrons (EBM), as próteses foram confeccionadas com camadas de 30 micrômetros sendo a estratégia de varredura unidirecional sem mudança entre as camadas, comparando com os resultados desta mesma liga fabricado pelos métodos convencionais. Foram realizados ensaios de fadiga em corpos de prova sem tratamento superficial e com tratamento superficial (anodização), além disso, foram realizados ensaios de rugosidade em quatro corpos de prova, sendo dois com anodização e dois sem. Foram utilizados como parâmetros para forças compressivas, uma razão de 0,1, tensão de, 727 MPa e para forças de tração-compressão uma razão de -1 e tensão aplicada de até 600 MPa. Após as aplicações dos ciclos compressão-compressão, conforme solicitado em norma, não houve fratura nos corpos de provas. Nos ensaios de rugosidade foram encontrados Ra médio de 1,35 micrômetros nas amostras sem anodização e Ra médio foi de 1,23 micrômetros nas amostras anodizadas.