Ref.: MmePr40-006
Apresentador: Raphael Henrique Falcão de Melo
Autores (Instituição): Melo, R.H.(Instituto Federal da Paraíba); da Silva, J.G.(Universidade Federal de Campina Grande); dos Santos, O.C.(Universidade Federal de Campina Grande); Santos, C.d.(Universidade Federal de Campina Grande); Procópio, J.W.(Universidade Federal de Campina Grande); Dos Santos, M.A.(Universidade Federal de Campina Grande); Maciel, T.M.(Universidade Federal da Paraíba);
Resumo:
O emprego de ligas leves no setor de transporte é essencial para aumentar a eficiência e
autonomia dos veículos. Neste sentido, ligas com boa resistência mecânica e pouco peso
específico, como as ligas de alumínio AA7075 e de magnésio AZ31B, se destacam, a
capacidade de unir os componentes da liga de magnésio a outros materiais de engenharia, como
ligas de alumínio, permitiria uma maior flexibilidade de projeto e expansão de suas aplicações.
No entanto, estas ligas possuem dificil soldabilidade pelos processos convencionais por fusão,
os processos não convencionais como o friction stir welding (FSW) surgem como uma boa
alternativa a soldabilidade destas ligas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da
geometria da ferramenta na microestrutura e propriedades mecânicas de juntas de ligas de
alumínio e ligas de magnésio soldadas pelo processo FSW. As soldagens foram realizadas
empregando uma fresadora universal automática Diplomat, modelo FU-360, com rotação de
565 RPM, avanço de 75 mm/min, offset de 0,5 mm para o lado do magnésio, ângulo de
inclinação 3° e o alumínio do lado do avanço. Foram realizados ensaios de tração e microdureza, nos quais utilizou-se uma máquina universal de ensaios MTS 810 para
o ensaio de tração e um Microdurômetro Vickers da Digimess HV 1000 para a microdureza. No ensaio de tração o maior limite de resistência à tração obtido foi na junta soldada pela ferramenta com pino cilindrico 73 MPa e o maior resultado de microdureza na região de mistura foi obtido na junta soldada com a ferramenta
cilindrica 107,6 HV, na analise de microestrutura, a junta que apresentou mais defeitos foi a
soldada com o pino de geometria cônica lisa e a que apresentou menor quantidade de defeitos foi a junta soldada com pino de geometria cilindrica rosqueada, na análise de superfície de fratura, constatou-se que se
tratou de uma fratura frágil para todas as juntas. Ficou evidente que dentre os pinos das
ferramentas utilizadas, os pinos cilindrico rosqueado e o cilindrico liso foram os que forneceram
melhores resultados, no tocante à macro e microestrutura e as propriedades mecânicas das juntas
de ligas de alumínio (AA7075) e ligas de magnésio (AZ31B) soldadas pelo processo FSW.