Ref.: MpoMac08-001
Apresentador: Carolina Lima Dalla Barba
Autores (Instituição): Dalla Barba, C.L.(Universidade Feevale); Maus, K.L.(Universidade Feevale); Meinhart, A.H.(Universidade Feevale); Dalbem, A.M.(Universidade Feevale); Correa, M.(Universidade Feevale); Metz Arnold, D.C.(Universidade Feevale); Silva Dutra, A.T.(Universidade Feevale); Carone, C.L.(Universidade Feevale); Oliveira, L.(Vale SA);
Resumo:
O concreto é amplamente reconhecido por suas propriedades físicas, químicas e mecânicas, o que o torna versátil para diversas aplicações. Entretanto, quando exposto a condições adversas, como cargas pesadas e atrito constante, as estruturas de concreto tendem a sofrer deterioração, resultando em custos significativos de manutenção e reparo. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo investigar a eficiência de uma resina epóxi de cura ultravioleta na prevenção ao desgaste por abrasão em dormentes de concreto em ferrovias heavy haul. A pesquisa é relevante devido à necessidade de prolongar a vida útil dos dormentes de concreto em ferrovias de alto tráfego, reduzindo os custos de manutenção e minimizando as interrupções na operação da via férrea. Para avaliar o desempenho da resina, foram realizadas análises mecânicas de dureza, aderência e abrasão. Os resultados médios de dureza nas idades de cura de 1, 7, 14, 21 e 28 dias foram registrados em Shore D. Inicialmente, a resina apresentou dureza de 81 Shore D no primeiro dia, aumentando para 83 Shore D ao longo dos 28 dias. O teste de abrasão revelou que a resina apresentou menor desgaste em comparação com o dormente de concreto sem aplicação da resina. O valor final do ensaio de desgaste por abrasão foi de 14,77 mm para a resina, enquanto o substrato de concreto sem a aplicação das resinas foi de 16,83 mm. Os resultados de resistência à aderência mostraram variações entre 2,94 MPa e 7,96 MPa.. Os resultados demonstraram que a resina epóxi alcançou dureza máxima no primeiro dia de cura e manteve-se estável ao longo do período de realização do ensaio. O ensaio de abrasão revelou que a resina apresentou menor desgaste em comparação com o dormente de concreto sem aplicação da resina, evidenciando sua capacidade protetora. Os resultados de aderência demostraram ancoragem satisfatória entre a resina em estudo e o dormente de concreto. Portanto, a combinação desses resultados indica que a resina epóxi de cura UV é promissora para aplicações em ferrovias, onde a resistência ao desgaste e a durabilidade são fundamentais.