Ref.: MpoCa35-001
Apresentador: Kim Lisbôa Daudt Maus
Autores (Instituição): Maus, K.L.(Universidade Feevale); Dalla Barba, C.L.(Universidade Feevale); Correa, M.(Universidade Feevale); Metz Arnold, D.C.(Universidade Feevale); Silva Dutra, A.T.(Universidade Feevale); Lourega, R.(Universidade Feevale); Dalbem, A.M.(Universidade Feevale); Meinhart, A.H.(Universidade Feevale); Carone, C.L.(Universidade Feevale);
Resumo:
A partir das mudanças estruturais que ocorrem em ferrovias de Heavy Haul através da substituição de dormentes de madeira por dormentes de concreto, surge uma necessidade de novos estudos para o reparo e manutenção desse material. Devido às cargas e fluxo elevado deste modal, o desgaste de seus componentes ocorre de forma mais acelerada do que em ferrovias convencionais, que possuem menor peso por eixo de vagão. Esse desgaste precoce, acaba por demandar manutenções mais frequentes que, obviamente, acabam por atrapalhar o funcionamento pleno da via, além de gerar maiores custos e geração de resíduos. Para tanto, buscando uma alternativa ao descarte prematuro do dormente, foram realizados ensaios de resistência à compressão, dureza e resistência à abrasão por cargas cíclicas de uma resina epóxi, com o objetivo de verificar se esta pode ser uma alternativa viável para aplicação em zonas danificadas do dormente de concreto. Ao analisar os resultados de laboratório, destaca-se que a resina estudada apresenta resistências elevadas quando comparadas à literatura, indicando que a mesma tem potencial para testes in-loco.