<< Voltar

Ref.: MCoMcc07-005

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO TIJOLO SOLO-CIMENTO COM A SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO CIMENTO POR RESÍDUO DE PLÁSTICO INDUSTRIAL RECICLÁVEL: CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E MECÂNICA.

Apresentador: Gustavo Fontenele Chavier

Autores (Instituição): Chavier, G.F.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); Barreto, A.M.(Universidade Federal do Cariri); Neto, D.d.(UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI); Lima, M.B.(Instituto Federal do Ceará);

Resumo:
Na atualidade, o acúmulo de resíduos sólidos tem aumentado de maneira muito significativa, causando um enorme impacto ambiental. A reutilização de resíduos sólidos é uma das maneiras mais vantajosas, pois o aproveitamento reduz a quantidade de materiais encaminhados para os aterros sanitários, o que evita emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, o uso de recursos naturais, além do consumo de energia e de combustíveis fósseis. Com isso, o trabalho tem por objetivo de avaliar o desempenho, através de caracterização física e mecânica do tijolo solo-cimento realizando a substituição parcial do cimento pelo plástico. A metodologia da pesquisa é de natureza experimental, onde a coleta do material plástico reciclável foi feita junto da empresa Arplast na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A partir daí, foram levantadas experiências com uso desse material na confecção de tijolos solo-cimento. Para a avaliação do desempenho foi necessário a execução de diversos ensaios de acordo com as NBR 8491, 8942 e 10833, no tijolo solo-cimento com o propósito de averiguar as suas condições físicas e mecânicas. Com as proporções definidas no trabalho, embasadas em trabalhados referenciados, foi possível concluir que nos traços e proporções escolhidas, estas amostras atingiram valores adequados quanto a análise dimensional e absorção de água. Porém, quase todos os traços não se mostraram ideais quanto a resistência a compressão, onde 3 amostras do traço de 5% obtiveram o valor requerido em norma. Diante disso, faz-se necessário repetir os ensaios de compressão do traço de 5% e com proporções menores. Ademais, é possível utilizar este tijolo em alvenaria de vedação, pois não exige valores acima de 2MPa.