<< Voltar

Ref.: MpoErec11-008

Atuação de um material orgânico natural: A hemicelulose catiônica, no tratamento de efluente por flotação por ar dissolvido (FAD)

Apresentador: Ana Clara Oliveira Almeida

Autores (Instituição): Oliveira Almeida, A.C.(Universidade Federal de Uberlândia); Tomé, A.G.(Universidade Federal de Uberlândia); Silva, L.R.(Universidade Federal de Uberlândia); Freitas, A.B.(Universidade Federal de Uberlândia); Amaral, F.A.(Universidade Federal de Uberlândia);

Resumo:
Embora muitos coagulantes naturais investigados atualmente promovam a separação sólido-líquido de maneira eficiente, os flocos formados por estes possuem tamanhos que dificultam a separação por sedimentação. Neste contexto, a aplicação de hemiceluloses - componente extraído da palha de milho (PM) - como coagulante orgânico natural, foi investigada utilizando a flotação por ar dissolvido (FAD) em alternativa à sedimentação, por promover a ascensão de sub-partículas que dificilmente possuiriam densidade suficiente para sedimentarem. Inicialmente, a PM passou por um processo de preparação e de deslignificação, realizada pelo método oxi-organosolv em meio alcoólico básico com peróxido de hidrogênio seguida de cationização das hemiceluloses por reação de eterificação (HC PER-ETA) utilizando cloreto de 2,3-epoxi-propil-trimetil-amônio (ETA) e NaOH. A caracterização estrutural das hemiceluloses catiônicas (HC) foi realizada por espectroscopia FT-IR e pelo grau de substituição (GS). A aplicabilidade do coagulante orgânico natural no tratamento de efluente sintético de laticínio (ESL) com método de separação sólido-líquido por FAD, mediante combinações estabelecidas no planejamento composto central (PCC), estipulado pelo software Statistica, cujas variáveis de dosagem do coagulante e pH de coagulação foram estabelecidas. Quanto a caracterização analítica do ESL, esta deu-se seguindo os procedimentos de análise descritos do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMWW). Os resultados obtidos indicaram em relação a biomassa pré-tratada que a deslignificação lignocelulósica (51,06 % celulose e 34,61% hemicelulose) foi suficiente para obtenção das frações dos biopolímeros. Os espectros de FT-IR da HC mostraram a presença do grupamento amina (1480 cm-1) e o GS de 0,34 +- 0,03, indicaram efetiva cationização com valores suficientes para completa solubilização das HC. No tratamento de ESL, o novo coagulante HC PER-ETA apresentou ótimo desempenho no tratamento físico-químico de ESL para FAD com remoções superiores a 70% de turbidez, nas faixas de pH 7,25 – 9,0 e dosagem 14,5-17 ppm, e de DQO pH 5,0 – 5,5 e 8,5-9,0 e dosagem 8-9 ppm. Por meio da análise estatística dos efeitos, o diagrama de Pareto evidenciou que para a DQO o efeito dosagem teve um efeito significativo, ou seja, quanto maiores foram as dosagens de HC, menor foi a remoção de DQO. Já para a turbidez, o efeito significativo foi o pH, de maneira que para maiores remoções de turbidez, o pH precisava encontrar-se em regiões neutra e básica. A FAD mostrou um método de separação sólido-líquido satisfatório, mediante as eficiências de remoções encontradas, ademais, o uso do coagulante orgânico natural, por ser proveniente de um resíduo agroindustrial, apresentou-se como um material ecológico promissor para a aplicação investigada.