Ref.: MmeMcc03-003
Apresentador: Eduarda Vieira Lima
Autores (Instituição): Lima, E.V.(Universidade Federal de Sergipe); Nascimento, B.L.(Universidade Federal de Sergipe); de Jesus, I.G.(Universidade Federal de Sergipe); Santos, I.S.(Universidade Federal de Sergipe); Andrade, P.V.(Universidade Federal de Sergipe); Griza, S.(Universidade Federal de Sergipe);
Resumo:
A análise de falha é um processo que tem o intuito de investigar e analisar a causa de incidentes, averiguando o nível de gravidade, levantando as hipóteses e encontrando a causa raiz. Este processo de análise dentro da engenharia é de suma importância e segue uma metodologia voltada à inspeção visual e caracterização do material que compõe a peça ou componente mecânico. Dentro deste contexto, a indústria de exploração de minérios é um setor que sofre muitas perdas de componentes mecânicos por conta do alto desgaste e fenômenos ligados à corrosão do meio, provocados durante a exploração no interior das minas, na região do subsolo. Para minimizar os efeitos e não interromper ainda mais a produção, é comum a realização de reparos momentâneos nas peças e componentes. No entanto, tal ação ocorre de forma não programada e sem planejamento, fazendo com que as peças fraturem sem a reposição devida no momento adequado. Diante disso, este estudo trata de uma análise de falha em dois eixos de motor que foram submetidos aos mesmos reparos e romperam pelo mesmo mecanismo, reforçando o histórico de falhas em componentes utilizados na área de exploração de minérios, submetidos a reparos de solda. Os eixos de motor sofreram o processo de falha por fadiga devido à flexão rotativa, através da caracterização metalográfica foi possível observar a presença de microestrutura contendo ferrita acicular e carbonetos, características de deposição de solda que acarretaram na diminuição da resistência à fadiga do eixo. Os eixos foram fabricados a partir do aço AISI 4140 e 1050, e apresentaram heterogeneidade microestrutural e, por consequência, alteração da microdureza. O primeiro eixo apresentou microdureza partindo de 195 HV no metal depositado, apontou pico de 320 HV na região transformada logo abaixo da zona de deposição e atingiu 260 HV no núcleo do eixo, enquanto que o segundo, apresentou microdureza partindo de 226 HV no metal depositado, apresentou pico de 274 HV na região transformada logo abaixo da zona de deposição e atingiu 230 HV no núcleo do eixo.
Palavras-chave: Eixo de motor, solda, fadiga, aço carbono.