<< Voltar

Ref.: MmeFsu22-002

Aplicação do pó da liga de níquel-titânio por meio da técnica de magnetron sputtering em uma lâmina de microscopia de vidro de soda-cal.

Apresentador: Bruna Texeira Costa

Autores (Instituição): Costa, B.T.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Costa, T.H.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Feitor, M.C.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte);

Resumo:
As ligas de níquel-titânio, comumente referidas na literatura como NiTiNol, são amplamente reconhecidas por sua característica de memória de forma (SMA, do inglês Shape Memory Alloy). Essas ligas destacam-se pela capacidade de sofrer deformações e retornar à sua forma original quando aquecidas. Além dessa notável propriedade, apresentam excelentes características mecânicas, como superelasticidade, elevada resistência à corrosão, alta biocompatibilidade e notável capacidade de recuperação substancial após deformações. Em virtude dessas qualidades, a demanda por ligas com memória de forma tem crescido significativamente em setores como medicina e aeroespacial, destacando-se a liga NiTiNol devido ao seu custo relativamente baixo em comparação com outras disponíveis no mercado. Com base nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo a deposição de nitinol em lâmina de vidro por meio do método de pulverização a plasma, conhecido como magnetron sputtering. A deposição foi realizada utilizando um alvo compactado de pó de NiTi, em condições de tratamento com atmosfera de gás de Argônio e Oxigênio, variando o tempo de deposição. As análises para caracterização dos filmes foram conduzidas por meio das técnicas de Difração de Raios-X (DRX), responsável por identificar as fases presentes no filme, e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), incumbida de examinar a morfologia e espessura do filme depositado. Essas análises em conjunto corroboram o objetivo de avaliar a capacidade de aderência e deposição do material. Até o momento, este estudo encontra-se em fase de análise de resultados, com a expectativa de que o filme formado apresente uma camada espessa e características mecânicas satisfatórias. Em trabalhos futuros, pretende-se dar continuidade a esta pesquisa, explorando a deposição de nitinol em substrato polimérico sob condições semelhantes às apresentadas neste estudo. Tal abordagem visa avaliar a aderência das características de memória de forma no material após a deposição, além de explorar novas possibilidades de aplicação da liga em outras áreas de pesquisa.