<< Voltar

Ref.: MCoCge08-002

Caracterização macroestrutural de concretos brasileiros a partir da década de 1960: análise da dimensão dos agregados graúdos e da resistência à compressão.

Apresentador: Juliana Fadini Natalli

Autores (Instituição): Natalli, J.F.(Universidade Estadual do Norte Fluminense); Costa, L.B.(Universidade Federal do Ceará - Campus Russas); Bertini, A.(Universidade Federal do Ceará); Peixoto, R.F.(Universidade Federal de Ouro Preto);

Resumo:
O concreto é um dos materiais mais importantes da construção civil, a partir do qual os elementos são facilmente moldados em diversas formas e tamanhos. Sua intensa utilização no século XX, o transformou em um dos materiais mais consumidos do mundo, cujo desenvolvimento sempre esteve associado ao crescimento industrial e urbano. A evolução tecnológica do concreto, possibilitada pelo desenvolvimento do cimento Portland e pelos avanços do conhecimento da microestrutura da pasta, se reflete em mudanças nas propriedades do material ao longo das décadas. Esse estudo propõe a caracterização macroestrutural por meio da avaliação das dimensões dos agregados graúdos e de ensaios de resistência à compressão (NBR 7680-1 (ABNT, 2015)) de concretos brasileiros das décadas de 1960, 1970, 1980, 1990, 2000, 2010 e 2020. As amostras analisadas foram provenientes de edifícios de concreto armado de cada uma das décadas em questão localizados nas cidades de Juiz de Fora (MG) e de Fortaleza (CE). De cada edifício, foram selecionados dois pilares próximos localizados nas áreas externas das edificações para a realização de análises não destrutivas (pacometria e esclerometria) e para a extração de dois corpos de prova cilíndricos (42 mm de diâmetro x 100 mm de altura) por estrutura selecionada. Este estudo faz parte de uma pesquisa que tem como objetivo criar um protocolo de datação de concretos brasileiros baseado em técnicas avançadas de caracterização de materiais.