Ref.: EmaEgp24-005
Apresentador: Talyta Torrezan
Autores (Instituição): Torrezan, T.(Universidade Federal de São Carlos); Lucas, A.d.(Universidade Federal de São Carlos);
Resumo:
As evoluções brasileiras em termos das novas DCNs de Engenharia (Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia), combinadas às ações da NAE (Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos) de identificação dos Grandes Desafios para Engenharia do Século XXI e estruturação da declaração com as aspirações e atributos dos Engenheiros do futuro, exemplificam esforços para adequação da Educação em Engenharia às demandas da sociedade global. Concomitantemente, os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas) evidenciam tais urgências por transformações, tal como o relatório de Engenharia da UNESCO (ONU para Educação, Ciência e Cultura) e o movimento ESG (Ambiental, Social e Governança). Ademais, a Economia Circular compõe mais um exemplo de oportunidade econômica que promove a Sustentabilidade. Entretanto, ainda há muito a percorrer, como notabilizado pelo ‘Dia de Sobrecarga da Terra’, o qual demonstra que o esgotamento vem se dando cada vez mais cedo, ilustrando a relevância de se mitigar os impactos negativos da atividade humana no planeta. Diante do presente contexto, busca-se contribuir para uma formação mais integral de engenheiros sob o enfoque da Sustentabilidade a fim de reverberar em desenvolvimentos tecnológicos mais humanistas e sustentáveis, que abarquem análises crítico-reflexivas dos impactos para além do contexto econômico, assumindo também as esferas social e ambiental. Para tanto, tem sido realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos e bibliométricos, que visa ainda abarcar visitas e entrevistas com especialistas selecionados globalmente, de modo a construir um robusto arcabouço para servir de base na elaboração de um modelo a ser sugestionado ao cenário brasileiro, onde as recomendações resultantes serão inicialmente estruturadas num caso-exemplo para o curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Nesta apresentação, enfoque será dado à base sólida de conhecimento tácito e explícito construída por meio do ferramental supracitado e que fundamentará o desenvolvimento do modelo. Assim, com os resultados coletados, espera-se apresentar contribuições da integração da Sustentabilidade para uma formação mais integral de engenheiros, especialmente em visão sistêmica e cooperativa, sendo uma potente estratégia para avanços no cumprimento das novas DCNs de Engenharia a partir da resolução de problemas complexos reais e de perspectivas transdisciplinares, visando impactos socioambientais positivos no planeta.