<< Voltar

Ref.: EmaEgp24-004

Atuação de uma materioteca no ensino de materiais em um curso de Design

Apresentador: Nubia Suely Silva Santos

Autores (Instituição): Santos, N.S.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ); Santos, E.F.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ); Cohen, L.A.(Universidade do Estado do Pará);

Resumo:
Uma materioteca pode ser entendida como uma coleção de amostras de diversas classes de materiais, como compósitos, cerâmicos, poliméricos, naturais, entre outros, que são organizadas e disponibilizadas ao público para consulta e estudo. No caso deste projeto o público alvo principal são alunos de um curso de graduação em Design, Bacharelado em Design do Produto, o qual possui em sua grade curricular 03 semestres dedicados ao estudo de materiais e processos produtivos. Dessa forma o objetivo deste projeto é oferecer a esse público um acervo com aproximadamente 500 amostras de materiais divididas em 06 classes (metálicos, poliméricos, cerâmicos, compósitos, naturais e têxteis), que são organizadas em espaço adequado e que permite ao aluno ou visitante, o acesso e a interação visual e tátil com as amostras, em visita individual ou por meio de visitas guiadas. Além do acervo físico em exposição, o projeto também conta com um banco de dados com informações técnico-científicas sobre as amostras, formado por meio de levantamento de referências bibliográficas sobre a área de conhecimento. O projeto também procura promover o debate sobre o uso sustentável de recursos renováveis e não renováveis, e sobre o impacto ambiental dos processos de obtenção, transformação e descarte dos materiais. A materioteca também atua na disseminação e popularização do conhecimento científico da área de ciência dos materiais por meio da condução de pesquisas de iniciação científica na área de materiais e design; participação em eventos científicos e da criação de conteúdo para as redes sociais na página específica do projeto. Como resultado da implantação do projeto podemos destacar o despertar do interesse nessa área do conhecimento independente do curso ou nível de escolaridade do público, e o aumento das pesquisas de iniciação científica e tccs na área de materiais e design no curso de design. Com a presença da materioteca no ambiente acadêmico, o ensino de materiais deixa de ficar limitado apenas à sala de aula, oportunizando ao aluno de graduação ou pós a possibilidades de pensar os materiais em seus aspectos interdisciplinares.