Ref.: EmaEgp24-003
Apresentador: Flavia Telis de Vilela Araujo
Autores (Instituição): Araujo, F.T.(Universidade de Fortaleza); Sancho, E.O.(Universidade de Fortaleza; Faculdade Ari de Sá);
Resumo:
A Ciência dos Materiais é uma área de conhecimento multidisciplinar, que
integra conhecimentos e habilidades diversos, da química, física e matemática, com vistas a aplicações em projetos em áreas das engenharias. Os conteúdos objetivam, portanto, relacionar a microestrutura dos materiais estudados com as suas propriedades e desempenho, visando suas aplicações práticas, constituindo-se uma disciplina do ciclo básico, ministrada nos cursos de engenharia. Este trabalho objetiva demonstrar a abordagem teórico-prática da disciplina tecnologia de materiais, ministrada em uma instituição de ensino superior, comum a todas as engenharias, onde foram utilizadas metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas (PBL), gamificação, H5P do Moodle e práticas de laboratório contextualizadas, de forma a reduzir a evasão e aumentar a participação dos alunos, tornando-a mais prática e aplicável nas mais diversas áreas da tecnologia e gestão. Os resultados mostraram que, a partir da integração de professores e planejamento de atividades conjuntas, foi possível aumentar a participação e engajamento dos alunos, refletindo-se nos indicadores de aprovação e avaliação positiva da disciplina.